Você tem medo de investir? Entenda como fazer investimentos mais seguros

Em tempos de crise, não é simples economizar e reunir capital. E, quando se consegue guardar algum dinheiro, é comum que surjam dúvidas sobre a melhor forma de administrá-lo. Porém, o medo de investir e perder o que foi economizado não pode ser um obstáculo para fazer com que suas economias se multipliquem.

O medo de investir pode fazer com que se percam boas oportunidades de negócio. Além de suas economias gerarem renda extra, ainda pode se desvalorizar com o tempo. Neste post vamos dar algumas dicas para se vencer este temor com segurança e boas perspectivas de retorno.

Por que as pessoas têm medo de investir

Primeiramente, é importante deixar claro que é absolutamente normal que se tenha temor de investir suas economias. Nossa situação econômica constantemente conturbada não é uma grande incentivo para se arriscar. Além disso, o Brasil não tem uma cultura investidora e empreendedora por natureza.

Somos educados a apenas trabalhar e viver do salário. O máximo aceitável é o investimento na caderneta de poupança, que não apresenta quase nenhum risco, mas também quase nenhuma rentabilidade. Dito isto, vamos conferir algumas iniciativas que podem ajudá-lo a perder o medo de investir.

Informe-se

Conhecer como as coisas funcionam é a primeira medida para vencer o medo. O primeiro passo para se tornar um investidor é estudar como funciona o mercado financeiro. Separe alguns minutos do seu dia para se informar.

Planeje o seu investimento

O planejamento é essencial para se tornar um investidor. Separe, todo o mês um valor, mesmo que pequeno, para destinar aos investimentos. Com o tempo, você vai se familiarizando com os mercados e poderá ampliar este valor.

Comece por investimentos seguros

Se você está começando a superar o medo de investir e deseja fazer o seu dinheiro trabalhar a seu favor, nossa dica é iniciar por investimentos seguros, que exponham seu capital a pouco risco, mas que também garantam rentabilidade.

Uma das melhores opções com estas características é o mercado imobiliário. Independentemente da situação que a economia do país passe, os imóveis sempre serão um porto seguro para o seu investimento.

Em primeiro lugar porque é muito raro que se perca dinheiro investindo em imóveis. Mesmo em recessões severas, seu capital continuará forte e, mais cedo ou mais tarde, retomará uma trajetória de valorização.

Diferentemente do investimento no mercado de ações, por exemplo, onde uma conjuntura desfavorável pode comprometer o seu capital, os imóveis, inclusive diante dos piores cenários, podem apresentar boas perspectivas de ganhos, mesmo que no longo prazo.

Procure ajuda

Para quem não têm o hábito de investir, o mercado pode parecer complexo. Por isso, não se prive de buscar ajuda especializada para orientá-lo, especialmente nos primeiros movimentos. No que se refere ao mercado imobiliário, por exemplo, a UNE dispõe de consultores altamente qualificados para lhe auxiliar.

Assim, caso você esteja superando o medo de investir e deseje, além de proteger o seu capital, fazer com que ele trabalhe a favor da ampliação do seu patrimônio, observar atentamente o mercado imobiliário está entre as melhores medidas a tomar neste momento.

E para que você compreenda melhor esse movimento do mercado, confira este texto explicando por que investidores estão trocando seus ativos na bolsa de valores por imóveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de tudo sobre o mercado imobiliário