Bateu aquela vontade de mudar a decoração na quarentena? A gente te ajuda!

Estamos muito mais tempo dentro de casa devido às medidas de combate e prevenção da pandemia (covid-19) desde o início deste ano, e essa mudança no comportamento social têm ressignificado intensamente diferentes questões no nosso dia a dia, não é mesmo?
Logo, prestamos mais atenção aos detalhes da nossa casa e, em muitos casos, ela deixa de cumprir apenas o papel de casa-dormitório e passa a ser o cenário principal da nossa vida, onde tudo acontece.
Tudo está mudando rapidamente, você provavelmente já mudou também e aprendeu a ter um novo olhar sobre vários aspectos da sua vida, por isso, pode estar sentindo que seu lar ainda precisa se transformar para acompanhar esse novo você.
Neste texto, nós reunimos algumas dicas bem legais para ajudar você a dar uma nova cara para o seu lar através da decoração. Vamos lá?

Tendências de decoração que ganharam força com a quarentena

Podemos observar algumas tendências que já estavam em voga para 2020 e vieram com tudo após o início da quarentena, e umas das premissas sem dúvida é substituir o conceito de TER pelo SER.
Isso significa, substituir aspectos materialistas, meramente decorativos, no sentido mais estético mesmo, por um toque bem mais pessoal, utilizando itens que representam quem você é, podem ser objetos de infância, fotografias de família, garimpos da casa da avó ou mesmo um DIY (objetos feitos por você mesmo).
As plantas também estão cada vez mais em alta! É da natureza humana estar em contato com o verde, e como o acesso a parques e viagens, por exemplo, está restrito por tempo indeterminado, levar mais plantas para dentro de casa tem sido uma ótima alternativa: elas dão mais cor e vida aos ambientes e ainda podem ser um ótimo hobby, cada uma com suas particularidades. Para os mais engajados no tema, vale investir em uma horta vertical!
Não só as plantinhas de fato entram na decoração para representar a natureza, mas ela também está presente em aspectos como cores terrosas nas paredes, móveis e objetos, assim como os materiais de móveis, revestimentos, objetos e até utensílios, entre os quais a matéria prima natural ganha destaque, entre madeira, bambu, vime, cerâmica, barro, corda, palha, pedra, lã e etc.
Além disso, objetos meramente decorativos, como já citamos, perdem espaço, e você vai se sentir bem melhor investindo em uma decoração mais funcional – que além de deixar sua casa mais bonita, harmônica e agradável, vai deixar ela muito mais prática e usual.
E, é claro, não podemos deixar de citar a sustentabilidade, que tem tudo a ver com
funcionalidade e natureza, além de ser uma forma de colocar em prático o conceito de SER em vez de TER. Transforme o lixo, em luxo. Existem inúmeras opções – algumas realmente fáceis e incríveis – disponíveis no youtube sobre DIY com reciclados.
Que tal agora conferir algumas dicas práticas de mudanças simples na sua decoração que já vão dar uma cara nova para os ambientes? Acompanhe o próximo tópico!

7 Dicas simples para transformar a decoração de ambientes

Vamos então para a parte prática! Você vai ver que com algumas mudanças simples dentro de casa já é possível trazer uma nova identidade e renovar as energias dos ambientes. Confira abaixo nossas dicas.

1 - Mude os móveis de lugar

Essa dica é tão simples que às vezes acaba desvalorizada, mas tem um potencial gigantesco para renovar as energias de qualquer ambiente e dar a ele uma cara nova!
Mude sempre que sentir vontade, experimente tirar a cômoda do quarto e colocar na sala, mudar a disposição dos móveis do escritório e colocar aquele objeto de decoração que você adora ao lado da sua cama, por que não?

2 - Invista nos tapetes

Eles trazem um toque de requinte e conforto para o lar, e podem fazer grande diferença na composição visual do ambiente! São diferentes opções de materiais, tamanhos, cores e estampas, carregadas de personalidade. Você pode optar por usar um único tapete ou fazer uma composição com 2 ou mais. Experimente, ouse!

3 - Upcycling: transforme o uso de objetos

o Upcycling é uma tendência fortíssima na decoração sustentável, uma vez que ele se resume em encontrar novas utilidades criativas para um objeto que chegou ao final da vida útil para qual ele se destinava: uma roupa velha que vira capa de almofada, um banco ou cadeira que vira mesa de cabeceira, e por aí vai! Use a criatividade e se surpreenda!

4 - Almofadas

Assim como os tapetes, elas se destacam, trazem personalidade e aconchego para o ambiente! Seja no quarto, na sala, no escritório, ou na varanda. E com um grande diferencial que une praticidade e pluralidade de opções: você pode facilmente investir em novas roupagens para elas em apenas alguns cliques numa loja virtual.

5 - Fotografias

Mais uma dica simples e econômica, que pode dar um toque todo especial e pessoal para o ambiente: as fotografias, sejam elas da família, amigos ou viagens, contam histórias sobre você e podem ser um excelente recurso para trazer mais para perto aquelas pessoas que você ama mas estão longe nessa quarentena.
Você pode adquirir facilmente pela internet itens de decoração personalizados com suas fotos, desde quadros com colagens, ímã de geladeira ou mesmo porta retratos de parede.

6 - Adote novas plantas

Elas trazem mais cor e vida para os ambientes: são infinitas possibilidades de cores, formas, tamanhos, texturas e até aromas! Atente-se aos cuidados de cada espécie para escolher as que se adaptam melhor a sua casa.

7 - Pinte!

Uma boa mão de tinta sempre renova o ambiente! As pinturas em meia parede ou com formas geométricas estão em alta, basta escolher uma paleta de cores, pincel, fita adesiva, alguns jornais velhos para forrar o chão, e explorar sua criatividade. Nada melhor do que dar o seu próprio toque na decoração!
E essas foram as nossas dicas para repaginar a sua decoração, esperamos que você tenha gostado. Se aplicar alguma delas na sua casa, comenta aqui embaixo e nos conta o resultado! Vamos adorar saber como foi essa experiência para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba as informações exclusivas desse lançamento no Parque UNA

Arquiteta e Urbanista e Especialista em Arquitetura de Interiores. Atualmente realiza seus trabalhos em Pelotas e em Porto Alegre. Desenvolve seus trabalhos com conhecimento técnico, responsabilidade e dedicação. Mas acredita que a arquitetura vai além do espaço, e que está diretamente ligada às sensações, comportamentos e sentimentos. Onde cabe ao profissional personalizar a essência do usuário e qualificar o espaço. Considera um privilégio fazer parte de cada história e ver cada traço do projeto saindo do papel exatamente da forma que foi planejada por ela!
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel, com 7 anos de experiência em Projetos de Interiores, Arquitetônicos e Paisagismo. Hoje, também atua com trabalhos de consultorias e mentoria em arquitetura, laudos técnicos e acompanhamentos de obra. Além disso, é empreendedora e cofundadora do projeto Elo Colaborativo, colunista da Revista Toda Casa e tem forte atuação nas redes sociais com criação de conteúdos para arquitetura.
Formada pela UCPEL em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2008 e com especialização em Eng. de Segurança, a arquiteta Lilian Sampaio atua no mercado de Arquitetura Residencial e Comercial com ênfase em Projetos de Interiores, tendo como conceito para seu processo criativo a “Arquitetura Sinestésica”, que busca estimular o inconsciente e o despertar de sensações.
Graduada pela UCPEL, no ano de 2013, iniciou carreira profissional trabalhando com outros Arquitetos, com eles adquiriu muita experiência e aprendizado, estagiou desde cedo, porque acreditava que era através do dia a dia que aprenderia a verdadeira Arquitetura. Em um dos escritórios, o que passou a maior parte da vida acadêmica, foi estagiária e logo após formada foi contratada, dois anos depois foi convidada a ser sócia. No ano de 2017 iniciou sua jornada, colocando sua marca nos Projetos, estando a frente do seu escritório, o EADK (Estúdio de Arquitetura e Design), e assim, vem ganhando cada vez mais espaço. No momento desenvolve projetos de Arquitetura Residencial, Projetos e Design de interiores (residencial e comercial) e reformas, atua na cidade de Pelotas e Santa Vitória do Palmar (cidade Natal).

Joana Rocha é arquiteta e design de interiores. Formada pela Universidade Católica de Pelotas e pós -graduanda pelo Ipog de Porto Alegre. Ama trabalhar com criação e transformação de espaços. No ponto de vista de Joana a arquitetura é capaz de transformar a vida das pessoas, pois ela está presente no cotidiano de todos.  Além disso, acredita que a arquitetura, o  design e a arte, andam de  mãos dadas e são inseparáveis.

Um espaço bem pensado de acordo com o estilo de vida, personalidade dos usuários faz toda a diferença.

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Há 17 anos formada na UFPEL, começou fazendo um pouco de tudo em um escritório em Poa no ano de 2003, depois trabalhou com Stands e também atuou no mercado de móveis planejados, desde 2013 em Pelotas atua fortemente com projetos comerciais, reforma de interiores e alguns projetos arquitetônicos.

Formou-se na Universidade Católica de Pelotas em 2010. Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para arquitetônicos, interiores, paisagismos, decorações, consultorias e regularizações, tanto na área residencial, como na área comercial e institucional. O atendimento diferenciado, personalizado, proporciona a interatividade entre a arquiteta e o cliente, fazendo projetos adequados à necessidade de cada um.

Atua há 15 anos com projeto e execução de ambientes comerciais, residenciais, interiores e paisagismo. Sua formação em Arquitetura e Urbanismo, pela UFPEL, foi complementada por uma especialização em construção civil, pelo NORIE / UFRGS, e posteriormente pelo mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área da Percepção Ambiental com foco em habitação e envelhecimento. No seu trabalho desenvolve soluções para as diferentes fases da vida: nascimento, infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. Seu propósito é traduzir os desejos dos clientes em ambientes que valorizem a estética e funcionalidade, mas acima de tudo, que tragam bem estar e representem a personalidade de quem irá usar o lugar.

Andréa Buss Tessaro, paranaense, mora há 15 anos em Pelotas, formada pela Ucpel em fevereiro de 2016 em Arquitetura e Urbanismo, atuando desde então em escritório próprio. Hoje seu escritório é localizado no Parque Una, no container 29. 

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Arquiteta Tamara Janovik Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para projetos arquitetônicos, interiores, paisagismos, consultorias e regularizações. Sua meta é desenvolver projetos exclusivos para cada cliente, proporcionando beleza, conforto e praticidade.