Retorno sobre investimento imobiliário: aprenda a calcular lucro

Quem realiza algum tipo de investimento financeiro está em busca, além da proteção do seu dinheiro, de rentabilidade. O objetivo é aproveitar o capital disponível para ampliar o seu patrimônio. Para isso saber calcular lucro é fundamental para fazer boas escolhas neste momento.

No mercado imobiliário não é diferente. Além de sólidos o suficiente para proteger os valores investidos, os imóveis podem garantir bons rendimentos aos investidores. Neste post vamos mostrar como calcular lucro nessa operação, um indicador fundamental para a escolha do melhor negócio.

Taxa de retorno de investimento

Calcular a taxa de retorno é importante para a realização de qualquer investimento. Assim ao aportar seu capital você deve fazer uma projeção de todos os custos da operação, saber qual o potencial de crescimento do capital aplicado e quanto desse montante retornará na forma de lucro.

Portanto o resultado desse cálculo é conhecido pelo mercado como ROI, Return on Investiment. Na prática, o ROI determina se um investimento vale a pena ou não. Quando ele é positivo, significa que a operação dará lucro. Quando fica negativo, o investidor terá prejuízo.

Retorno do investimento em imóveis

No mercado imobiliário há, basicamente, duas formas de aferir lucro em um investimento. A primeiro é esperar que o ativo se valorize para, então, vendê-lo com lucro, obtendo ganho de capital. A segunda maneira usando o imóvel para geração de renda, como ocorre com a locação.

Calcular a taxa de retorno é um dos primeiros passos a tomar na hora de realizar o investimento. Para isso, é preciso avaliar algumas variáveis presentes no negócio. Uma delas é o seu investimento inicial, ou quanto você vai desembolsar para adquirir o imóvel.

Primeiramente é necessário considerar as despesas e investimentos que a casa ou apartamento escolhido vai exigir. Aqui entram as reformas, taxas, tributos e qualquer outra despesa que exija algum desembolso por parte do proprietário.

Esses valores serão confrontados com as receitas que o imóvel poderá gerar para que se possa calcular o lucro projetado. Aqui é importante considerar o tempo de retorno esperado. A rentabilidade por meio de uma venda futura, por exemplo, é um negócio de longo prazo, pois depende da valorização do bem. Da mesma forma, no caso do aluguel, é preciso calcular o tempo de retorno considerando o total investido.

ROI

Para calcular o ROI do investimento imobiliário deve-se dividir o lucro obtido pelo investimento total realizado e multiplicar este resultado por 100. Caso você invista um total de R$ 400 mil em um imóvel que gera, mensalmente, R$ 3 mil de aluguel, o ROI será de 0,75% ao mês (3.000 / 400.000 x 100 = 0,75). Este índice é o que vai indicar qual o melhor investimento.

Essas são as principais informações que é preciso considerar na hora de calcular lucro de investimento financeiro. Lembre-se de que, além dos ganhos que os imóveis podem garantir ao investidor, o mercado imobiliário é um dos mais seguros, e as chances de perder o capital aplicado são menores do que em aplicações de risco.

Ficou interessado em conhecer melhor os benefícios do investimento no mercado imobiliário? Então confira como é possível aproveitar a restituição do Imposto de Renda para investir em imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba as informações exclusivas desse lançamento no Parque UNA

Arquiteta e Urbanista e Especialista em Arquitetura de Interiores. Atualmente realiza seus trabalhos em Pelotas e em Porto Alegre. Desenvolve seus trabalhos com conhecimento técnico, responsabilidade e dedicação. Mas acredita que a arquitetura vai além do espaço, e que está diretamente ligada às sensações, comportamentos e sentimentos. Onde cabe ao profissional personalizar a essência do usuário e qualificar o espaço. Considera um privilégio fazer parte de cada história e ver cada traço do projeto saindo do papel exatamente da forma que foi planejada por ela!
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel, com 7 anos de experiência em Projetos de Interiores, Arquitetônicos e Paisagismo. Hoje, também atua com trabalhos de consultorias e mentoria em arquitetura, laudos técnicos e acompanhamentos de obra. Além disso, é empreendedora e cofundadora do projeto Elo Colaborativo, colunista da Revista Toda Casa e tem forte atuação nas redes sociais com criação de conteúdos para arquitetura.
Formada pela UCPEL em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2008 e com especialização em Eng. de Segurança, a arquiteta Lilian Sampaio atua no mercado de Arquitetura Residencial e Comercial com ênfase em Projetos de Interiores, tendo como conceito para seu processo criativo a “Arquitetura Sinestésica”, que busca estimular o inconsciente e o despertar de sensações.
Graduada pela UCPEL, no ano de 2013, iniciou carreira profissional trabalhando com outros Arquitetos, com eles adquiriu muita experiência e aprendizado, estagiou desde cedo, porque acreditava que era através do dia a dia que aprenderia a verdadeira Arquitetura. Em um dos escritórios, o que passou a maior parte da vida acadêmica, foi estagiária e logo após formada foi contratada, dois anos depois foi convidada a ser sócia. No ano de 2017 iniciou sua jornada, colocando sua marca nos Projetos, estando a frente do seu escritório, o EADK (Estúdio de Arquitetura e Design), e assim, vem ganhando cada vez mais espaço. No momento desenvolve projetos de Arquitetura Residencial, Projetos e Design de interiores (residencial e comercial) e reformas, atua na cidade de Pelotas e Santa Vitória do Palmar (cidade Natal).

Joana Rocha é arquiteta e design de interiores. Formada pela Universidade Católica de Pelotas e pós -graduanda pelo Ipog de Porto Alegre. Ama trabalhar com criação e transformação de espaços. No ponto de vista de Joana a arquitetura é capaz de transformar a vida das pessoas, pois ela está presente no cotidiano de todos.  Além disso, acredita que a arquitetura, o  design e a arte, andam de  mãos dadas e são inseparáveis.

Um espaço bem pensado de acordo com o estilo de vida, personalidade dos usuários faz toda a diferença.

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Há 17 anos formada na UFPEL, começou fazendo um pouco de tudo em um escritório em Poa no ano de 2003, depois trabalhou com Stands e também atuou no mercado de móveis planejados, desde 2013 em Pelotas atua fortemente com projetos comerciais, reforma de interiores e alguns projetos arquitetônicos.

Formou-se na Universidade Católica de Pelotas em 2010. Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para arquitetônicos, interiores, paisagismos, decorações, consultorias e regularizações, tanto na área residencial, como na área comercial e institucional. O atendimento diferenciado, personalizado, proporciona a interatividade entre a arquiteta e o cliente, fazendo projetos adequados à necessidade de cada um.

Atua há 15 anos com projeto e execução de ambientes comerciais, residenciais, interiores e paisagismo. Sua formação em Arquitetura e Urbanismo, pela UFPEL, foi complementada por uma especialização em construção civil, pelo NORIE / UFRGS, e posteriormente pelo mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área da Percepção Ambiental com foco em habitação e envelhecimento. No seu trabalho desenvolve soluções para as diferentes fases da vida: nascimento, infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. Seu propósito é traduzir os desejos dos clientes em ambientes que valorizem a estética e funcionalidade, mas acima de tudo, que tragam bem estar e representem a personalidade de quem irá usar o lugar.

Andréa Buss Tessaro, paranaense, mora há 15 anos em Pelotas, formada pela Ucpel em fevereiro de 2016 em Arquitetura e Urbanismo, atuando desde então em escritório próprio. Hoje seu escritório é localizado no Parque Una, no container 29. 

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Arquiteta Tamara Janovik Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para projetos arquitetônicos, interiores, paisagismos, consultorias e regularizações. Sua meta é desenvolver projetos exclusivos para cada cliente, proporcionando beleza, conforto e praticidade.