Veja 8 cuidados essenciais ao comprar um imóvel na planta

Antes de comprar um imóvel na planta, é importante adotar alguns cuidados ao comprar imóveis na planta, a fim de garantir mais segurança no contrato. Essa é uma modalidade bastante vantajosa, principalmente em relação ao custo-benefício e potencial de valorização, porém, se o comprador não ficar atento, podem acontecer alguns problemas.

Atrasos nas obras ou contratos com empresas inidôneas, por exemplo, podem atrapalhar o seu planejamento e resultar em prejuízos. Por outro lado, a falta de organização financeira em relação às taxas aplicáveis resultam em dificuldades financeiras.

Apesar disso, você não precisa se preocupar ao comprar seu imóvel na planta. Aplicando alguns cuidados antes da compra, é possível ter total segurança para comprar o imóvel ideal. Confira a seguir!

1. Defina os seus critérios para a compra

Antes de tudo, defina quais são as suas necessidades com o imóvel para buscar os empreendimentos mais adequados. Questões como número de quartos, vagas de garagem ou opções de lazer são fundamentais para direcionar a pesquisa.

Esse também é o momento de definir questões como o valor que pode ser investido, forma de pagamento e disponibilidade financeira para o valor da entrada e das parcelas. Afinal, o preço do imóvel influenciará diretamente nas alternativas disponíveis no mercado que atenderão a sua opção.

Ter esses critérios bem definidos é um cuidado importante ao comprar um imóvel na planta para que você evite problemas no futuro, como arrependimento com a compra de um apartamento que não será adequado ao tamanho da família, por exemplo, ou assumir obrigações financeiras superiores ao orçamento.

2. Pesquise o histórico da construtora

Uma construtora de confiança é fundamental para ter segurança no investimento. Então, faça uma pesquisa do histórico da empresa para saber qual a experiência, o tempo de mercado e informações sobre outros empreendimentos entregues.

A internet é uma ótima aliada para isso: nos sites de buscas e nas redes sociais você consegue encontrar avaliações feitas por outros clientes, o histórico de entrega dos empreendimentos ao longo dos anos.

Além disso, converse com pessoas que compraram imóveis já entregues para saber sobre a qualidade da construção, cumprimento do contrato e demais informações que você considere importantes para se sentir seguro com a compra.

3. Confirme o prazo de entrega do imóvel

O prazo de entrega é fundamental para o planejamento financeiro e para organizar a mudança, caso a compra seja para moradia. Essa data deve estar prevista no contrato, então, estar atento a essa informação é um dos principais cuidados ao comprar imóveis na planta.

Aqui, vale destacar que a lei do distrato imobiliário trouxe regras importantes sobre o assunto: de acordo com a norma, atrasos de até 180 dias, desde que previstos no contrato, não geram obrigações da construtora ao pagamento de multas ou indenizações, nem justificam a desistência por parte do comprador.

4. Avalie o memorial descritivo da obra

Ao adquirir um imóvel na planta, uma das principais preocupações dos compradores é com o fato de não ter como visitar o lugar para avaliar todos os detalhes da construção. Exatamente por isso, o memorial descritivo se torna um documento essencial. Ele traz todos os detalhes e características do empreendimento, como:

  • objetivos da construção;
  • estrutura;
  • etapas da obra;
  • detalhes das unidades;
  • marca dos materiais usados;
  • acabamentos.

Com esses dados é que o comprador terá conhecimento de como será o imóvel comprado e também serve como prova sobre o que foi negociado. Em caso de descumprimento pela construtora, o documento será essencial em eventual ação para ressarcimento de danos ou exigência de alterações no projeto.

Para complementar essa análise, observe com atenção a maquete e os projetos. Outra dica é visitar outros empreendimentos da construtora que tenham o mesmo perfil, para que você tenha uma noção sobre a qualidade das obras.

5. Fique atento às cobranças feitas

Outro cuidado importante ao comprar imóvel na planta é ter atenção às cobranças realizadas. Essa aquisição envolve outras taxas, além do preço do bem. Se for financiar, você precisará arcar com a taxa de vistoria e demais documentos.

O valor do imóvel costuma ser corrigido pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), aumentando o preço da compra. Também é essencial ficar de olho nas demais taxas previstas no contrato, como multas, habite-se e outras despesas.

Além de ser fundamental para garantir um planejamento financeiro eficiente e evitar dificuldades, essa medida permite que você verifique se existem taxas abusivas na sua compra.

6. Faça visitas durante a obra

Se você tem preocupações em relação à entrega, fazer visitas durante a obra pode auxiliar a lidar com esse problema. Isso permite que você veja a evolução da construção e acompanhe se ela está de acordo com o que foi ofertado.

Essa medida também permite que você conheça melhor as redondezas e identifique situações que precisem de melhoria.

7. Guarde toda a documentação

Um cuidado fundamental ao comprar imóveis na planta é arquivar todos os documentos envolvidos na negociação em um lugar seguro, pois eles servirão de prova diante de qualquer irregularidade na entrega do bem. Veja alguns exemplos do que deve ser armazenado:

  • troca de e-mails e correspondências;
  • memorial descritivo;
  • imagens apresentadas nas ofertas;
  • contrato de compra e venda.

8. Conte com apoio de uma imobiliária para comprar imóvel na planta

Contar com o suporte de uma imobiliária traz mais segurança para a transação. Isso acontece porque os corretores procuram parcerias de confiança para comercializar os imóveis na planta, verificando histórico da construtora, qualidade das obras e outros fatores importantes para oferecer as melhores opções aos clientes.

Os profissionais também prestam auxílio em todas as etapas da compra, como a avaliação das opções de imóveis, escolha das melhores oportunidades no empreedimento que será lançado, negociação com a construtora e análise da documentação necessária para a compra do imóvel. Assim, você receberá suporte até receber as chaves e finalizar todos os trâmites necessários com a compra.

Viu só? Apesar de exigir atenção, adotando esses cuidados ao comprar imóveis na planta ficará mais fácil encontrar as opções mais seguras para fazer o melhor investimento. Porém, não se esqueça de contar com o suporte de uma imobiliária experiente e com parcerias de confiança.

Gostou do conteúdo? Se você deseja investir em um imóvel na planta e está em busca de apoio profissional, entre em contato e descubra como a Une Zona Norte pode auxiliar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba as informações exclusivas desse lançamento no Parque UNA

Arquiteta e Urbanista e Especialista em Arquitetura de Interiores. Atualmente realiza seus trabalhos em Pelotas e em Porto Alegre. Desenvolve seus trabalhos com conhecimento técnico, responsabilidade e dedicação. Mas acredita que a arquitetura vai além do espaço, e que está diretamente ligada às sensações, comportamentos e sentimentos. Onde cabe ao profissional personalizar a essência do usuário e qualificar o espaço. Considera um privilégio fazer parte de cada história e ver cada traço do projeto saindo do papel exatamente da forma que foi planejada por ela!
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel, com 7 anos de experiência em Projetos de Interiores, Arquitetônicos e Paisagismo. Hoje, também atua com trabalhos de consultorias e mentoria em arquitetura, laudos técnicos e acompanhamentos de obra. Além disso, é empreendedora e cofundadora do projeto Elo Colaborativo, colunista da Revista Toda Casa e tem forte atuação nas redes sociais com criação de conteúdos para arquitetura.
Formada pela UCPEL em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2008 e com especialização em Eng. de Segurança, a arquiteta Lilian Sampaio atua no mercado de Arquitetura Residencial e Comercial com ênfase em Projetos de Interiores, tendo como conceito para seu processo criativo a “Arquitetura Sinestésica”, que busca estimular o inconsciente e o despertar de sensações.
Graduada pela UCPEL, no ano de 2013, iniciou carreira profissional trabalhando com outros Arquitetos, com eles adquiriu muita experiência e aprendizado, estagiou desde cedo, porque acreditava que era através do dia a dia que aprenderia a verdadeira Arquitetura. Em um dos escritórios, o que passou a maior parte da vida acadêmica, foi estagiária e logo após formada foi contratada, dois anos depois foi convidada a ser sócia. No ano de 2017 iniciou sua jornada, colocando sua marca nos Projetos, estando a frente do seu escritório, o EADK (Estúdio de Arquitetura e Design), e assim, vem ganhando cada vez mais espaço. No momento desenvolve projetos de Arquitetura Residencial, Projetos e Design de interiores (residencial e comercial) e reformas, atua na cidade de Pelotas e Santa Vitória do Palmar (cidade Natal).

Joana Rocha é arquiteta e design de interiores. Formada pela Universidade Católica de Pelotas e pós -graduanda pelo Ipog de Porto Alegre. Ama trabalhar com criação e transformação de espaços. No ponto de vista de Joana a arquitetura é capaz de transformar a vida das pessoas, pois ela está presente no cotidiano de todos.  Além disso, acredita que a arquitetura, o  design e a arte, andam de  mãos dadas e são inseparáveis.

Um espaço bem pensado de acordo com o estilo de vida, personalidade dos usuários faz toda a diferença.

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Há 17 anos formada na UFPEL, começou fazendo um pouco de tudo em um escritório em Poa no ano de 2003, depois trabalhou com Stands e também atuou no mercado de móveis planejados, desde 2013 em Pelotas atua fortemente com projetos comerciais, reforma de interiores e alguns projetos arquitetônicos.

Formou-se na Universidade Católica de Pelotas em 2010. Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para arquitetônicos, interiores, paisagismos, decorações, consultorias e regularizações, tanto na área residencial, como na área comercial e institucional. O atendimento diferenciado, personalizado, proporciona a interatividade entre a arquiteta e o cliente, fazendo projetos adequados à necessidade de cada um.

Atua há 15 anos com projeto e execução de ambientes comerciais, residenciais, interiores e paisagismo. Sua formação em Arquitetura e Urbanismo, pela UFPEL, foi complementada por uma especialização em construção civil, pelo NORIE / UFRGS, e posteriormente pelo mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área da Percepção Ambiental com foco em habitação e envelhecimento. No seu trabalho desenvolve soluções para as diferentes fases da vida: nascimento, infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. Seu propósito é traduzir os desejos dos clientes em ambientes que valorizem a estética e funcionalidade, mas acima de tudo, que tragam bem estar e representem a personalidade de quem irá usar o lugar.

Andréa Buss Tessaro, paranaense, mora há 15 anos em Pelotas, formada pela Ucpel em fevereiro de 2016 em Arquitetura e Urbanismo, atuando desde então em escritório próprio. Hoje seu escritório é localizado no Parque Una, no container 29. 

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Arquiteta Tamara Janovik Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para projetos arquitetônicos, interiores, paisagismos, consultorias e regularizações. Sua meta é desenvolver projetos exclusivos para cada cliente, proporcionando beleza, conforto e praticidade.