6 formas possíveis de investir em imóveis

Reconhecido como uma das formas mais seguras de aplicar seu dinheiro, o mercado imobiliário segue atraente independentemente de instabilidades econômicas e políticas. Mesmo que passe por períodos de baixa, trata-se de um dos primeiros setores a se recuperar quando se amenizam as tormentas pelas quais o país passa de forma recorrente. Confira neste post a formas de investir em imóveis!

Por isso, é importante sempre estar atento às melhores formas de se investir em imóveis. Mesmo que o mercado passe por mudanças – e elas sempre ocorrem –, há formas de garantir segurança e boa rentabilidade ao apostar em terrenos, casas ou apartamentos.

É sobre isso que vamos falar neste post. Confira algumas tendências do mercado imobiliário e a melhor forma de investir em imóveis.

Dinamismo do mercado

Ao longo do tempo, o mercado imobiliário vai se transformando para adequar-se às novas demandas dos compradores. Isso ocorre porque há mudanças no perfil das famílias e de suas necessidades, o que se reflete na forma de se investir em imóveis.

Hoje em dia, essas transformações se apresentam, por exemplo, na procura por empreendimentos do tipo condomínios-clube, em que o morador prima por mais segurança e não se preocupa em viver em imóveis com metragem menor.

Atualmente, os especialistas avaliam que há uma nova e importante mudança nesse perfil, que deve se consolidar nos próximos anos. Os casais estão tendo cada vez menos filhos, a tecnologia dita o comportamento (inclusive dentro da casa das pessoas) e os compradores não se interessam mais em pagar valores altos por condomínios que oferecem uma infinidade de serviços que não lhes interessa, além das demais despesas ao comprar imóveis.

Mas enquanto essas mudanças não tomam conta do mercado, é preciso aproveitar o momento para direcionar seus investimentos da forma mais perspicaz possível. Veja, a seguir, algumas sugestões de como investir no mercado imobiliário.

1. Terrenos

Um bom terreno pode ser uma verdadeira mina de ouro para um investidor atento. Mesmo sem um grande investimento inicial, um bom lote pode gerar um ganho elevado em longo prazo, muitas vezes sem que seja necessário, sequer, construir nele.

Vale a pena ficar atento às regiões próximas aos grandes centros urbanos, que possam constituir uma zona de expansão do mercado imobiliário. Isso porque a saturação das áreas mais centrais obriga a instalação dos empreendimentos no entorno, o que inclui grandes loteamentos residenciais e condomínios de luxo.

Quem consegue enxergar tal movimentação e antecipa seu investimento pode garantir um excelente retorno em longo prazo, com a alta valorização desses terrenos.

2. Imóveis comerciais

As atividades comerciais e industriais dependem de infraestrutura e de bons imóveis para prosperar. Apostar nesse segmento pode ser uma boa alternativa para quem busca investir no mercado imobiliário.

Aqui, também conta bastante o olhar atento do investidor para identificar o melhor momento para se investir. Setores ora em baixa podem representar boas oportunidades. Nesses momentos o preço dos imóveis costuma cair, e quem não necessita de liquidez imediata e tem condições de aguardar pelo reaquecimento do mercado pode fazer um bom negócio.

Em comparação com os aluguéis residenciais, as locações comerciais tem entre suas vantagens a possibilidade do fechamento de contratos mais longos, que podem se estender por mais de dez anos, o que é uma garantia de segurança para o locador.

3. Imóveis usados

Vasculhando o mercado de imóveis usados também é possível encontrar excelentes opções de investimentos. Uma casa ou apartamento já com alguns anos de uso, depois de algumas reformas e melhorias, pode gerar ótima rentabilidade.

É claro que essa é uma opção que exige análise mais detalhada das condições do imóvel. É preciso avaliar desde seu estado de conservação até sua localização para mensurar o valor que pode ser agregado ao negócio.

Feitos esses filtros, é possível encontrar unidades bem atraentes para eventuais compradores, que buscam imóveis com características menos comuns nos imóveis atuais como apartamentos com um maior número de quartos ou metragens maiores.

4. Imóveis na planta

Não se pode dizer que comprar um imóvel na planta é uma aposta. Isso porque, avaliando criteriosamente a construtora, é possível se resguardar de problemas e realizar um excelente negócio.

Quem adquire um imóvel antes da sua construção pode garantir uma valorização próxima aos 30% já na entrega das chaves, uma ótima recompensa para quem se arrisca a adquirir um bem que ainda não existe. Independentemente do objetivo do seu investimento (morar, vender ou alugar), no final do negócio você será o proprietário de um imóvel moderno, novo em folha e cobiçado pelo mercado.

5. Imóveis para locação

O investimento na locação de imóveis, quando bem executado, raramente causa prejuízos ao investidor. Tomando alguns cuidados na hora de escolher a casa ou apartamento em que se vai investir, este pode ser um negócio com pouca dor de cabeça e bom retorno.

O ideal é analisar bem a região na qual se deseja investir para identificar o perfil preferencial dos locatário. Imagine, por exemplo, que sua cidade tenha forte vocação estudantil, com muitas universidades. Neste caso, investir em imóveis menores, bem localizados, focados nos estudantes é uma garantia de ocupação praticamente permanente.

6. Construir para vender ou alugar

Muita gente está garantindo uma boa renda apostando na construção imóveis para venda ou locação. Trata-se de um negócio que pode parecer arriscado, mas que tem tudo para garantir excelentes ganhos, especialmente para quem não tem pressa no retorno.

Basicamente, consiste na aquisição de lotes ou terrenos para a construção de casas ou pequenos prédios, seja comerciais, seja residenciais, para comercialização das unidades individualmente após a obra. Esses imóveis podem ser vendidos ou alugados, de acordo com a estratégia adotada pelo investidor.

O que você achou das nossas sugestões sobre como investir em imóveis? Como você pôde ver, há diversas opções para realizar bons negócios no mercado imobiliário. Independentemente da sua escolha, há um cuidado importante do qual você não pode se esquecer: escolher bons parceiros, como a Rede Une, é essencial para garantir a tranquilidade e segurança na sua aplicação.

E agora que você já sabe como investir em imóveis, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudá-lo a garantir o sucesso do seu investimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba as informações exclusivas desse lançamento no Parque UNA

Arquiteta e Urbanista e Especialista em Arquitetura de Interiores. Atualmente realiza seus trabalhos em Pelotas e em Porto Alegre. Desenvolve seus trabalhos com conhecimento técnico, responsabilidade e dedicação. Mas acredita que a arquitetura vai além do espaço, e que está diretamente ligada às sensações, comportamentos e sentimentos. Onde cabe ao profissional personalizar a essência do usuário e qualificar o espaço. Considera um privilégio fazer parte de cada história e ver cada traço do projeto saindo do papel exatamente da forma que foi planejada por ela!
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel, com 7 anos de experiência em Projetos de Interiores, Arquitetônicos e Paisagismo. Hoje, também atua com trabalhos de consultorias e mentoria em arquitetura, laudos técnicos e acompanhamentos de obra. Além disso, é empreendedora e cofundadora do projeto Elo Colaborativo, colunista da Revista Toda Casa e tem forte atuação nas redes sociais com criação de conteúdos para arquitetura.
Formada pela UCPEL em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2008 e com especialização em Eng. de Segurança, a arquiteta Lilian Sampaio atua no mercado de Arquitetura Residencial e Comercial com ênfase em Projetos de Interiores, tendo como conceito para seu processo criativo a “Arquitetura Sinestésica”, que busca estimular o inconsciente e o despertar de sensações.
Graduada pela UCPEL, no ano de 2013, iniciou carreira profissional trabalhando com outros Arquitetos, com eles adquiriu muita experiência e aprendizado, estagiou desde cedo, porque acreditava que era através do dia a dia que aprenderia a verdadeira Arquitetura. Em um dos escritórios, o que passou a maior parte da vida acadêmica, foi estagiária e logo após formada foi contratada, dois anos depois foi convidada a ser sócia. No ano de 2017 iniciou sua jornada, colocando sua marca nos Projetos, estando a frente do seu escritório, o EADK (Estúdio de Arquitetura e Design), e assim, vem ganhando cada vez mais espaço. No momento desenvolve projetos de Arquitetura Residencial, Projetos e Design de interiores (residencial e comercial) e reformas, atua na cidade de Pelotas e Santa Vitória do Palmar (cidade Natal).

Joana Rocha é arquiteta e design de interiores. Formada pela Universidade Católica de Pelotas e pós -graduanda pelo Ipog de Porto Alegre. Ama trabalhar com criação e transformação de espaços. No ponto de vista de Joana a arquitetura é capaz de transformar a vida das pessoas, pois ela está presente no cotidiano de todos.  Além disso, acredita que a arquitetura, o  design e a arte, andam de  mãos dadas e são inseparáveis.

Um espaço bem pensado de acordo com o estilo de vida, personalidade dos usuários faz toda a diferença.

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Há 17 anos formada na UFPEL, começou fazendo um pouco de tudo em um escritório em Poa no ano de 2003, depois trabalhou com Stands e também atuou no mercado de móveis planejados, desde 2013 em Pelotas atua fortemente com projetos comerciais, reforma de interiores e alguns projetos arquitetônicos.

Formou-se na Universidade Católica de Pelotas em 2010. Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para arquitetônicos, interiores, paisagismos, decorações, consultorias e regularizações, tanto na área residencial, como na área comercial e institucional. O atendimento diferenciado, personalizado, proporciona a interatividade entre a arquiteta e o cliente, fazendo projetos adequados à necessidade de cada um.

Atua há 15 anos com projeto e execução de ambientes comerciais, residenciais, interiores e paisagismo. Sua formação em Arquitetura e Urbanismo, pela UFPEL, foi complementada por uma especialização em construção civil, pelo NORIE / UFRGS, e posteriormente pelo mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área da Percepção Ambiental com foco em habitação e envelhecimento. No seu trabalho desenvolve soluções para as diferentes fases da vida: nascimento, infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. Seu propósito é traduzir os desejos dos clientes em ambientes que valorizem a estética e funcionalidade, mas acima de tudo, que tragam bem estar e representem a personalidade de quem irá usar o lugar.

Andréa Buss Tessaro, paranaense, mora há 15 anos em Pelotas, formada pela Ucpel em fevereiro de 2016 em Arquitetura e Urbanismo, atuando desde então em escritório próprio. Hoje seu escritório é localizado no Parque Una, no container 29. 

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Arquiteta Tamara Janovik Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para projetos arquitetônicos, interiores, paisagismos, consultorias e regularizações. Sua meta é desenvolver projetos exclusivos para cada cliente, proporcionando beleza, conforto e praticidade.