A melhor opção é imóvel na planta ou pronto? Saiba aqui

 A compra de um novo imóvel é algo que sempre requer bastante planejamento, independentemente de ser o primeiro bem do comprador. Entre as questões que devem ser definidas está a escolha entre um imóvel na planta ou pronto. Essa decisão pode ser baseada tanto no objetivo da aquisição quanto em alguns outros fatores.

Desse modo, se torna muito importante conhecer todas as vantagens e desvantagens das oportunidades que se apresentam para você escolher. Além disso, também devem ser consideradas as suas necessidades, expectativas e limitações pessoais e familiares para a compra do imóvel — como a compatibilidade do valor do bem com a sua disponibilidade financeira, por exemplo.

Nesse contexto, para a ajudá-lo a entender qual a melhor opção de investimento para você, se é um imóvel na planta ou pronto, criamos este post que listará os benefícios de ambas as opções, tornando a sua escolha mais acertiva.

Quer comprar um imóvel sem motivo para arrependimentos? Então, continue lendo este post e saiba como escolher o ideal!

Benefícios do imóvel na planta:

Tanto o imóvel na planta quanto o pronto oferecem vantagens e desvantagens de acordo com o ponto de vista e as necessidades de quem está comprando o bem. O que para um é um benefício, para outros pode representar uma restrição.

Veja a seguir, entre as vantagens de comprar um imóvel na planta, qual delas se encaixam nos seus objetivos com a aquisição do bem.

Condição de escolha de detalhes do apartamento

Se você pensa em ter um imóvel personalizado, de acordo com o que você sonhou, a compra de um apartamento na planta é uma excelente opção.

Sabe aquele piso aquecido no banheiro ou aquela torneira flexível na pia da cozinha? Você poderá ter tudo isso, bastando expressar o seu desejo e pagando a diferença de custo do projeto original, que ainda assim, sai bem mais barato do que refazer o que já estava pronto. Faz sentido?

Outra vantagem relacionada a possibilidade de personalização é que, depois de pronta, a sua unidade será única comparada às demais do empreendimento, o que fará com ela seja mais valorizada em uma eventual venda posterior.

Documentação menos complicada

O processo de compra de um imóvel pode se tornar algo bem complicado e burocrático, já que envolve a emissão de diversos documentos e certidões que comprovam que não existe nenhuma restrição a sua venda.

Porém, quando estamos lidando com um imóvel na planta, a quantidade de documentos a serem providenciados se torna bem reduzida. Já que o primeiro proprietário do imóvel será você tornasse quase impossível a existência de dívidas relacionadas a ele.

Mais facilidade de pagamento

Ao adquirir um imóvel na planta existe a possibilidade de se conseguir o financiamento da própria construtora, que na maioria das vezes, oferece opções diferenciadas de pagamento, como uma flexibilidade no parcelamento de acordo com a a sua realidade financeira.

Além disso, antes da finalização do projeto, o preço do bem é inferior. Ou seja, você terá a possibilidade de comprar o apartamento por um valor bem mais barato do que será quando estiver pronto. É perfeito para quem está em busca de investimento.

Benefícios do imóvel pronto

Assim como os apartamentos na planta, os imóveis prontos também oferecem vantagens de acordo com as suas necessidades e objetivos. Por isso, veja nos tópicos a seguir, quais são os que mais se adequam aos seus.

Mais segurança na compra do imóvel

A maior burocracia na compra de um imóvel novo também representa menor risco, já que todos os antecedentes das partes envolvidas na negociação serão checados, inclusive possíveis dívidas trabalhistas que tenham o bem como garantia, no caso do proprietário ser uma empresa.

Além disso, como ele já está pronto, a possibilidade de haver problemas com a obra que atrasem ou mesmo impeçam a entrega do bem como previsto é quase nula.

Entrega imediata

Se o seu objetivo com a compra do novo apartamento é o de morar nele, certamente o seu nível de ansiedade pela mudança deve ser gigantesco. Nesse sentido, o imóvel pronto tem suas vantagens, já que sua entrega é feita imediatamente após a concretização do negócio.

Mesmo que ele necessite de algum tipo de reparo ou reforma, certamente será bem mais rápido do que a construção de um edifício inteiro. Além disso, dependendo do tamanho da obra, ela poderá ser feita mesmo depois de você mudar para o novo imóvel.

Detalhes concluídos

Um imóvel nunca habitado antes tem diversos detalhes a serem observados antes da mudança. Por exemplo, ele dificilmente já terá lâmpadas e chuveiro instalados. O mesmo pode acontecer com itens como armários embutidos, gabinetes de pia da cozinha e banheiro, entre outros detalhes que não são concluídos durante a construção.

No caso de um imóvel pronto, como todas essas necessidades já foram identificadas pelo antigo morador, é muito provável que essas questões já tenham sido providenciadas, tornando o bem completamente funcional, faltando somente a colocação da mobília e eletrodomésticos. Porém, às vezes nem isso é necessário, já que alguns proprietários optam por vender o bem com tudo dentro.

Ainda assim, embora o imóvel pronto pareça bem mais prático e adequado para quem tem pressa de morar nele, o imóvel na planta permite ao seu comprador uma experiência muito mais positiva do ponto de vista da personalização. Só com ele você poderá ter um lugar que tem realmente a sua cara, evitando detalhes que não gosta.

Portanto, com um bom planejamento na hora de comprar um imóvel a escolha entre imóvel na planta ou pronto ficará muito mais fácil, já que você terá tempo suficiente para esperar a construção do apartamento com todas as características que sempre sonhou e que, certamente, será um local muito mais adequado às suas necessidades e expectativas.

E agora? Ficou mais fácil tomar a decisão entre a compra de um imóvel na planta ou pronto? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba muito mais conteúdos como este sobre o mercado imobiliário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba as informações exclusivas desse lançamento no Parque UNA

Arquiteta e Urbanista e Especialista em Arquitetura de Interiores. Atualmente realiza seus trabalhos em Pelotas e em Porto Alegre. Desenvolve seus trabalhos com conhecimento técnico, responsabilidade e dedicação. Mas acredita que a arquitetura vai além do espaço, e que está diretamente ligada às sensações, comportamentos e sentimentos. Onde cabe ao profissional personalizar a essência do usuário e qualificar o espaço. Considera um privilégio fazer parte de cada história e ver cada traço do projeto saindo do papel exatamente da forma que foi planejada por ela!
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel, com 7 anos de experiência em Projetos de Interiores, Arquitetônicos e Paisagismo. Hoje, também atua com trabalhos de consultorias e mentoria em arquitetura, laudos técnicos e acompanhamentos de obra. Além disso, é empreendedora e cofundadora do projeto Elo Colaborativo, colunista da Revista Toda Casa e tem forte atuação nas redes sociais com criação de conteúdos para arquitetura.
Formada pela UCPEL em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2008 e com especialização em Eng. de Segurança, a arquiteta Lilian Sampaio atua no mercado de Arquitetura Residencial e Comercial com ênfase em Projetos de Interiores, tendo como conceito para seu processo criativo a “Arquitetura Sinestésica”, que busca estimular o inconsciente e o despertar de sensações.
Graduada pela UCPEL, no ano de 2013, iniciou carreira profissional trabalhando com outros Arquitetos, com eles adquiriu muita experiência e aprendizado, estagiou desde cedo, porque acreditava que era através do dia a dia que aprenderia a verdadeira Arquitetura. Em um dos escritórios, o que passou a maior parte da vida acadêmica, foi estagiária e logo após formada foi contratada, dois anos depois foi convidada a ser sócia. No ano de 2017 iniciou sua jornada, colocando sua marca nos Projetos, estando a frente do seu escritório, o EADK (Estúdio de Arquitetura e Design), e assim, vem ganhando cada vez mais espaço. No momento desenvolve projetos de Arquitetura Residencial, Projetos e Design de interiores (residencial e comercial) e reformas, atua na cidade de Pelotas e Santa Vitória do Palmar (cidade Natal).

Joana Rocha é arquiteta e design de interiores. Formada pela Universidade Católica de Pelotas e pós -graduanda pelo Ipog de Porto Alegre. Ama trabalhar com criação e transformação de espaços. No ponto de vista de Joana a arquitetura é capaz de transformar a vida das pessoas, pois ela está presente no cotidiano de todos.  Além disso, acredita que a arquitetura, o  design e a arte, andam de  mãos dadas e são inseparáveis.

Um espaço bem pensado de acordo com o estilo de vida, personalidade dos usuários faz toda a diferença.

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Há 17 anos formada na UFPEL, começou fazendo um pouco de tudo em um escritório em Poa no ano de 2003, depois trabalhou com Stands e também atuou no mercado de móveis planejados, desde 2013 em Pelotas atua fortemente com projetos comerciais, reforma de interiores e alguns projetos arquitetônicos.

Formou-se na Universidade Católica de Pelotas em 2010. Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para arquitetônicos, interiores, paisagismos, decorações, consultorias e regularizações, tanto na área residencial, como na área comercial e institucional. O atendimento diferenciado, personalizado, proporciona a interatividade entre a arquiteta e o cliente, fazendo projetos adequados à necessidade de cada um.

Atua há 15 anos com projeto e execução de ambientes comerciais, residenciais, interiores e paisagismo. Sua formação em Arquitetura e Urbanismo, pela UFPEL, foi complementada por uma especialização em construção civil, pelo NORIE / UFRGS, e posteriormente pelo mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área da Percepção Ambiental com foco em habitação e envelhecimento. No seu trabalho desenvolve soluções para as diferentes fases da vida: nascimento, infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. Seu propósito é traduzir os desejos dos clientes em ambientes que valorizem a estética e funcionalidade, mas acima de tudo, que tragam bem estar e representem a personalidade de quem irá usar o lugar.

Andréa Buss Tessaro, paranaense, mora há 15 anos em Pelotas, formada pela Ucpel em fevereiro de 2016 em Arquitetura e Urbanismo, atuando desde então em escritório próprio. Hoje seu escritório é localizado no Parque Una, no container 29. 

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Arquiteta Tamara Janovik Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para projetos arquitetônicos, interiores, paisagismos, consultorias e regularizações. Sua meta é desenvolver projetos exclusivos para cada cliente, proporcionando beleza, conforto e praticidade.