Investimento imobiliário: Fique por dentro das melhores tendências para 2020

Após um período de estagnação, o investimento imobiliário promete iniciar uma curva positiva em 2020. Revertendo a crise global que não poupou nenhuma área da economia nos últimos anos, agora o setor de imóveis deverá fazer jus a sua fama de ser um dos primeiros a superar as piores tormentas.

Então, para aproveitar esta virada e obter bons resultados, é importante ter atenção as principais tendências do setor para este ano. Confira, neste post, o que promete fazer sucesso no mercado imobiliário em 2020 e prepare-se para direcionar seus investimentos.

Mercado em reaquecimento

Não é novidade que o setor imobiliário é um dos mais seguros para se investir, especialmente em momentos de crise. Mesmo que em meio a turbulências econômicas, como a que o mundo vem enfrentando e a rentabilidade não seja a mais elevada, os imóveis costumam se destacar em razão da segurança.

O mercado imobiliário também se caracteriza por ser um dos primeiros a recuperar-se quando há sinais de melhorias conjunturais. E, em 2020, o cenário que se apresenta é o mais promissor dos últimos anos.

A construção civil, motor da economia como um todo, se mostra em reaquecimento, com um montante considerável de investimentos previstos para o ano. Além disso, a oferta de crédito imobiliário também é animadora para o setor. A queda da taxa de juros aos menores patamares da história também deve impulsionar o mercado.

Este cenário deve consolidar as condições ideais para a realização do investimento imobiliário com mais segurança e melhores perspectivas, em comparação com os últimos anos. E para otimizar este investimento é importante compreender as principais tendências do setor. Confira o que deve fazer sucesso em 2020.

Retomada do mercado imobiliário: Baixe nosso e-book e saiba como aproveitar o momento!

Foco nos imóveis menores

A redução no tamanho das novas unidades não chega a ser uma novidade no mercado imobiliário, mas pode ser considerada uma tendência consolidada em 2020. Isso, cada vez mais, tem relação com a rotina dos novos proprietários.

O ritmo de vida mais dinâmico remete ao máximo aproveitamento do tempo livre. Como consequência, apartamentos menores, que demandam menos cuidados e manutenção ganham espaço nos grandes centros urbanos. Some-se a isso a própria redução no tamanho dos núcleos familiares, e se tem o ambiente propício para o investimento nos imóveis mais compactos.

Procura por melhor localização

Resultado também do ritmo de vida moderno, a boa localização dos imóveis está cada vez mais no topo das necessidades dos novos proprietários.

Atualmente, mesmo nas cidades de médio porte, a mobilidade urbana se apresenta como um dos grandes desafios. Os deslocamentos de casa para o serviço vêm tomando cada vez mais tempo e energia dos moradores. O dilema passa a ser escolher entre o desgaste de morar longe e o custo mais elevado dos imóveis mais bem localizados.

Neste cenário, os imóveis mais compactos nos melhores pontos das cidades se destacam para quem busca investir. Leia um pouco mais sobre no nosso texto Os melhores bairros para morar em Pelotas.

Preocupação com a sustentabilidade

O olhar diferenciado para a sustentabilidade, presente hoje em todos os setores da sociedade, reflete fortemente no setor imobiliário. Empreendimentos com foco que preservação dos recursos naturais são vistos como diferenciados no mercado.

Não há dúvidas de que os compradores de imóveis atualmente consideram o fator sustentabilidade no momento da decisão de compra. E esta análise engloba desde o impacto gerado no processos construtivo até as soluções sustentáveis de longo prazo.

Diferenciais como a geração de energia solar e o reaproveitamento da água da chuva, por exemplo, podem inserir o empreendimento em um novo patamar de valorização. Trata-se de uma tendência que deve se consolidar cada vez mais.

Uso da tecnologia

Assim como a sustentabilidade, a presença da tecnologia deve ser uma tendência irreversível no mercado imobiliário e precisa ser considerada no momento de se realizar um investimento no setor.

O conceito de casas inteligentes estará cada vez mais presentes no mercado de imóveis. A internet das coisas (conexão dos mais variados equipamentos e utensílios à internet) por exemplo, possibilita a materialização da casa conectada, e é uma amostra do quanto a tecnologia terá influência no setor.

Estas tecnologias permitem, por exemplo, que o morador, antes mesmo de chegar em casa, por meio do seu smartphone, regule o ar condicionado do imóvel ou ajuste a luminosidade do ambiente, por exemplo. A automação já se constitui em algo essencial no setor. Garagens com tomadas para carros elétricos e sistemas de acesso por meio de leitores digitais, que dispensam chaves, já estão se tornando realidade.

Integração casa e escritório

Mais uma adequação dos empreendimentos resultante do ritmo de vida frenético da atualidade, a integração entre imóveis residenciais e comerciais começa a tomar força.

Assim, é possível morar e trabalhar em um mesmo prédio ou condomínio, dotado de espaços específicos para a atividade profissional. Como vantagem ganha-se tempo e se economizam recursos que antes seriam destinados, por exemplo, ao aluguel de um espaço comercial em áreas específicas da cidade.

Além de oferecer espaço gourmet e salão de festas, os empreendimentos oferecerão escritórios e salas de reunião. Com a descentralização dos espaços de trabalho, no lugar de perder horas cruzando a cidade em um carro, basta descer no elevador que se chega a ele.

Oportunidade de locação

A locação por temporada também é uma oportunidade que deve ser considerada como uma boa opção de investimento imobiliário em 2020. Trata-se de uma opção com público crescente nos últimos anos.

Com o crescimento do mercado de locações por temporada, o investidor oferece unidades prontas para se utilizar por um período específico, com toda a infraestrutura completa para moradores temporários. Trata-se de uma alternativa para atender a estudantes, executivos ou pessoas em tratamento médico em outra cidade, por exemplo.

Esta oportunidade de investimento acompanha o crescimento e disseminação dos aplicativos de hospedagem, que vem ganhando mercado fortemente nos últimos anos. Estas plataformas, que fazem a intermediação entre anfitriões e hóspedes, são uma ótima alternativa para auxiliar na gestão dos imóveis.

Estas são algumas das principais tendências do mercado de imóveis para 2020, um ano que deve marcar a consolidação do setor e garantir um melhor retorno para o investimento imobiliário. Não deixe de considerar essas alternativas no momento de decidir para onde direcionar seu dinheiro.

Interessou-se em concentrar seu capital em imóveis neste ano? Então, confira nossa planilha de planejamento financeiro que garante uma organização financeira para que você disponha  das melhores condições para realizar seu investimento imobiliário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquiteta e Urbanista e Especialista em Arquitetura de Interiores. Atualmente realiza seus trabalhos em Pelotas e em Porto Alegre. Desenvolve seus trabalhos com conhecimento técnico, responsabilidade e dedicação. Mas acredita que a arquitetura vai além do espaço, e que está diretamente ligada às sensações, comportamentos e sentimentos. Onde cabe ao profissional personalizar a essência do usuário e qualificar o espaço. Considera um privilégio fazer parte de cada história e ver cada traço do projeto saindo do papel exatamente da forma que foi planejada por ela!
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel, com 7 anos de experiência em Projetos de Interiores, Arquitetônicos e Paisagismo. Hoje, também atua com trabalhos de consultorias e mentoria em arquitetura, laudos técnicos e acompanhamentos de obra. Além disso, é empreendedora e cofundadora do projeto Elo Colaborativo, colunista da Revista Toda Casa e tem forte atuação nas redes sociais com criação de conteúdos para arquitetura.
Formada pela UCPEL em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2008 e com especialização em Eng. de Segurança, a arquiteta Lilian Sampaio atua no mercado de Arquitetura Residencial e Comercial com ênfase em Projetos de Interiores, tendo como conceito para seu processo criativo a “Arquitetura Sinestésica”, que busca estimular o inconsciente e o despertar de sensações.
Graduada pela UCPEL, no ano de 2013, iniciou carreira profissional trabalhando com outros Arquitetos, com eles adquiriu muita experiência e aprendizado, estagiou desde cedo, porque acreditava que era através do dia a dia que aprenderia a verdadeira Arquitetura. Em um dos escritórios, o que passou a maior parte da vida acadêmica, foi estagiária e logo após formada foi contratada, dois anos depois foi convidada a ser sócia. No ano de 2017 iniciou sua jornada, colocando sua marca nos Projetos, estando a frente do seu escritório, o EADK (Estúdio de Arquitetura e Design), e assim, vem ganhando cada vez mais espaço. No momento desenvolve projetos de Arquitetura Residencial, Projetos e Design de interiores (residencial e comercial) e reformas, atua na cidade de Pelotas e Santa Vitória do Palmar (cidade Natal).

Joana Rocha é arquiteta e design de interiores. Formada pela Universidade Católica de Pelotas e pós -graduanda pelo Ipog de Porto Alegre. Ama trabalhar com criação e transformação de espaços. No ponto de vista de Joana a arquitetura é capaz de transformar a vida das pessoas, pois ela está presente no cotidiano de todos.  Além disso, acredita que a arquitetura, o  design e a arte, andam de  mãos dadas e são inseparáveis.

Um espaço bem pensado de acordo com o estilo de vida, personalidade dos usuários faz toda a diferença.

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Há 17 anos formada na UFPEL, começou fazendo um pouco de tudo em um escritório em Poa no ano de 2003, depois trabalhou com Stands e também atuou no mercado de móveis planejados, desde 2013 em Pelotas atua fortemente com projetos comerciais, reforma de interiores e alguns projetos arquitetônicos.

Formou-se na Universidade Católica de Pelotas em 2010. Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para arquitetônicos, interiores, paisagismos, decorações, consultorias e regularizações, tanto na área residencial, como na área comercial e institucional. O atendimento diferenciado, personalizado, proporciona a interatividade entre a arquiteta e o cliente, fazendo projetos adequados à necessidade de cada um.

Atua há 15 anos com projeto e execução de ambientes comerciais, residenciais, interiores e paisagismo. Sua formação em Arquitetura e Urbanismo, pela UFPEL, foi complementada por uma especialização em construção civil, pelo NORIE / UFRGS, e posteriormente pelo mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área da Percepção Ambiental com foco em habitação e envelhecimento. No seu trabalho desenvolve soluções para as diferentes fases da vida: nascimento, infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. Seu propósito é traduzir os desejos dos clientes em ambientes que valorizem a estética e funcionalidade, mas acima de tudo, que tragam bem estar e representem a personalidade de quem irá usar o lugar.

Andréa Buss Tessaro, paranaense, mora há 15 anos em Pelotas, formada pela Ucpel em fevereiro de 2016 em Arquitetura e Urbanismo, atuando desde então em escritório próprio. Hoje seu escritório é localizado no Parque Una, no container 29. 

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Arquiteta Tamara Janovik Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para projetos arquitetônicos, interiores, paisagismos, consultorias e regularizações. Sua meta é desenvolver projetos exclusivos para cada cliente, proporcionando beleza, conforto e praticidade.