Dicas infalíveis para comprar seu primeiro apartamento

A compra do primeiro apartamento representa uma das principais conquistas para uma família. É um passo importante, com benefícios não apenas financeiros, mas também para a qualidade de vida.

E, para que esse momento seja realmente especial, sem sobressaltos e aborrecimentos, é importante planejar cuidadosamente cada etapa. Neste post eu vou apresentar algumas dicas infalíveis para que a compra do seu primeiro apartamento seja algo realmente especial em sua vida. Confira.

Entenda quais são os benefícios de comprar o primeiro apartamento

Livrar-se do aluguel é o principal sonho das famílias brasileiras. E não é à toa. A casa própria representa estabilidade e segurança. Na verdade, são vários os motivos que justificam a busca do primeiro apartamento.

Segurança

Uma casa alugada, por mais que atenda às necessidades de sua família, não é sua. Sempre há o risco de que o proprietário solicite a devolução do imóvel e o obrigue a procurar um novo lugar para morar.

Patrimônio

Um dos principais argumentos de quem deseja comprar o primeiro apartamento é que o que se gasta com aluguel é um dinheiro perdido. De fato, o valor pago não gera nenhum ganho posterior. Ao comprar sua casa própria, você investe mensalmente no crescimento do seu patrimônio.

Liberdade

Em uma casa própria, você está livre para arrumá-la, reformá-la e decorá-la da forma que desejar. Seu lar pode ter exatamente a sua cara. Não que isso não seja possível no imóvel alugado. Porém, para muitas coisas você vai ter que solicitar autorização do proprietário. E o que investir em reformas, por exemplo, será perdido quando você deixar o imóvel.

Realização

Mesmo nos casos em que o benefício financeiro não é tão grande ao comprar o imóvel, adquirir o primeiro apartamento é uma conquista que representa muito. É resultado do seu crescimento e estabilidade, uma realização pessoal que não se pode medir em valores.

Conheça os tipos de imóvel

Uma etapa importante no processo de aquisição do seu primeiro apartamento é definir o tipo de imóvel mais adequado para investir. O mercado oferece várias opções e, na hora da escolha, deve-se levar em conta questões tanto financeiras quanto relativas à infraestrutura que o imóvel oferece.

Se você optar por um apartamento usado, por exemplo, poderá encontrar boas ofertas, dependendo da localização e do estado de conservação do imóvel. Porém, sempre há o risco de que a unidade tenha problemas de infraestrutura, que podem resultar em maiores gastos com manutenção, por exemplo.

Já adquirindo um imóvel novo, esse risco é menor, pois, além de nunca ter sido usado, provavelmente ele conta com a garantia da construtora. Em contrapartida, imóveis novos costumam ser mais caros, o que exigiria um esforço financeiro grande.

Se a sua opção for por um apartamento na planta, você agrega os benefícios de um imóvel novo, em perfeitas condições, com a vantagem do preço, uma vez que, antes da conclusão da obra, é possível negociar condições bastante vantajosas com a construtora.

Além de facilitar o pagamento, após a entrega das chaves a valorização é praticamente imediata. Por isso, financeiramente esse pode ser o melhor negócio.

Saiba como escolher o seu primeiro apartamento

Uma vez que você decidiu pela compra do seu imóvel e concluiu que chegou a hora de dar este importante passo, é preciso escolher o apartamento ideal. Sugiro que você fique atento a alguns aspectos para acertar nessa decisão.

Localização

Este é um aspecto importante a avaliar na hora de escolher um imóvel para comprar. A localização precisa privilegiar a praticidade, facilitando a rotina da família. Ao escolher, verifique a estrutura disponível no bairro, como supermercados, farmácias, escolas e áreas de lazer para facilitar o seu dia a dia.

Também avalie a acessibilidade da região e a oferta de transporte para que os deslocamentos para o trabalho, por exemplo, não virem um martírio diário. Outro item fundamental que também se relaciona à localização é a segurança.

Condições do negócio

É claro que não adianta encontrar o imóvel ideal se ele não estiver adequado à sua capacidade financeira. Além de ter um valor total acessível, é preciso que as condições para o negócio sejam favoráveis, como um financiamento viável e um valor de entrada compatível com as suas reservas.

No caso dos imóveis na planta, além do preço total ser menor, há uma série de condições que podem ser negociadas diretamente com a construtora para facilitar a compra. É possível parcelar a entrada e pagar um valor bastante acessível até a entrega das chaves, por exemplo.

Opções de financiamento

Ainda no que se refere à organização financeira do negócio, é muito importante conhecer as opções de financiamento disponíveis para o seu perfil.  Atualmente, o mercado imobiliário oferece diversas opções de taxas e condições. O programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, permite financiar a compra do imóvel até mesmo sem dispor de valores para a entrada.

O ideal é simular cada uma das opções para saber exatamente como será o comportamento das prestações futuramente. Valor disponível para entrada, renda familiar e o tempo de contrato são fatores que influenciam no financiamento. O mais importante é planejar detalhadamente a operação para não correr riscos futuros.

Entenda o papel da imobiliária

Como você pode ver, comprar o primeiro apartamento é uma decisão muito importante, de grande impacto em sua vida. Da escolha do imóvel ideal ao planejamento financeiro da compra, são muitos os aspectos que precisam ser analisados.

Em todas estas etapas, a consultoria de uma boa imobiliária é fundamental para o sucesso do negócio. Além de conhecer a fundo o mercado imobiliário, o consultor de imóveis pode orientar sobre os riscos e vantagens de cada uma de suas decisões.

Por isso, escolher uma boa imobiliária para assessorá-lo é uma das decisões mais importantes na hora de comprar seu imóvel.

Estas são as minhas dicas para quem deseja comprar seu primeiro apartamento e realizar o sonho da casa própria com toda a tranquilidade. Não abra mão desses cuidados para que esse importante passo seja dado com toda a segurança que sua família merece.

Que tal entrar em contato conosco e saber mais sobre como podemos ajudá-lo a comprar sua casa e sair do aluguel?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba as informações exclusivas desse lançamento no Parque UNA

Arquiteta e Urbanista e Especialista em Arquitetura de Interiores. Atualmente realiza seus trabalhos em Pelotas e em Porto Alegre. Desenvolve seus trabalhos com conhecimento técnico, responsabilidade e dedicação. Mas acredita que a arquitetura vai além do espaço, e que está diretamente ligada às sensações, comportamentos e sentimentos. Onde cabe ao profissional personalizar a essência do usuário e qualificar o espaço. Considera um privilégio fazer parte de cada história e ver cada traço do projeto saindo do papel exatamente da forma que foi planejada por ela!
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel, com 7 anos de experiência em Projetos de Interiores, Arquitetônicos e Paisagismo. Hoje, também atua com trabalhos de consultorias e mentoria em arquitetura, laudos técnicos e acompanhamentos de obra. Além disso, é empreendedora e cofundadora do projeto Elo Colaborativo, colunista da Revista Toda Casa e tem forte atuação nas redes sociais com criação de conteúdos para arquitetura.
Formada pela UCPEL em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2008 e com especialização em Eng. de Segurança, a arquiteta Lilian Sampaio atua no mercado de Arquitetura Residencial e Comercial com ênfase em Projetos de Interiores, tendo como conceito para seu processo criativo a “Arquitetura Sinestésica”, que busca estimular o inconsciente e o despertar de sensações.
Graduada pela UCPEL, no ano de 2013, iniciou carreira profissional trabalhando com outros Arquitetos, com eles adquiriu muita experiência e aprendizado, estagiou desde cedo, porque acreditava que era através do dia a dia que aprenderia a verdadeira Arquitetura. Em um dos escritórios, o que passou a maior parte da vida acadêmica, foi estagiária e logo após formada foi contratada, dois anos depois foi convidada a ser sócia. No ano de 2017 iniciou sua jornada, colocando sua marca nos Projetos, estando a frente do seu escritório, o EADK (Estúdio de Arquitetura e Design), e assim, vem ganhando cada vez mais espaço. No momento desenvolve projetos de Arquitetura Residencial, Projetos e Design de interiores (residencial e comercial) e reformas, atua na cidade de Pelotas e Santa Vitória do Palmar (cidade Natal).

Joana Rocha é arquiteta e design de interiores. Formada pela Universidade Católica de Pelotas e pós -graduanda pelo Ipog de Porto Alegre. Ama trabalhar com criação e transformação de espaços. No ponto de vista de Joana a arquitetura é capaz de transformar a vida das pessoas, pois ela está presente no cotidiano de todos.  Além disso, acredita que a arquitetura, o  design e a arte, andam de  mãos dadas e são inseparáveis.

Um espaço bem pensado de acordo com o estilo de vida, personalidade dos usuários faz toda a diferença.

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Há 17 anos formada na UFPEL, começou fazendo um pouco de tudo em um escritório em Poa no ano de 2003, depois trabalhou com Stands e também atuou no mercado de móveis planejados, desde 2013 em Pelotas atua fortemente com projetos comerciais, reforma de interiores e alguns projetos arquitetônicos.

Formou-se na Universidade Católica de Pelotas em 2010. Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para arquitetônicos, interiores, paisagismos, decorações, consultorias e regularizações, tanto na área residencial, como na área comercial e institucional. O atendimento diferenciado, personalizado, proporciona a interatividade entre a arquiteta e o cliente, fazendo projetos adequados à necessidade de cada um.

Atua há 15 anos com projeto e execução de ambientes comerciais, residenciais, interiores e paisagismo. Sua formação em Arquitetura e Urbanismo, pela UFPEL, foi complementada por uma especialização em construção civil, pelo NORIE / UFRGS, e posteriormente pelo mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área da Percepção Ambiental com foco em habitação e envelhecimento. No seu trabalho desenvolve soluções para as diferentes fases da vida: nascimento, infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. Seu propósito é traduzir os desejos dos clientes em ambientes que valorizem a estética e funcionalidade, mas acima de tudo, que tragam bem estar e representem a personalidade de quem irá usar o lugar.

Andréa Buss Tessaro, paranaense, mora há 15 anos em Pelotas, formada pela Ucpel em fevereiro de 2016 em Arquitetura e Urbanismo, atuando desde então em escritório próprio. Hoje seu escritório é localizado no Parque Una, no container 29. 

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Arquiteta Tamara Janovik Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para projetos arquitetônicos, interiores, paisagismos, consultorias e regularizações. Sua meta é desenvolver projetos exclusivos para cada cliente, proporcionando beleza, conforto e praticidade.