Qualidade de vida: entenda a importância de manter o equilíbrio em tempo de quarentena

A velocidade com que a rotina acontece no dia a dia, as constantes preocupações e o alto índice de competitividade estão afetando a saúde de muita gente. Com isso, apesar de ser muito falada nos meios de comunicação, a qualidade de vida nem sempre é uma realidade.

No entanto, mesmo com todos os desafios que estamos enfrentando neste momento de pandemia, é preciso investir no autoconhecimento e na busca por uma rotina equilibrada. Com o objetivo de ajudar você nessa prática, vamos mostrar neste post como viver melhor tanto na vida pessoal quanto profissional. Confira!

Descubra a importância da qualidade de vida

Viver bem é muito mais do que ter um bom salário e uma determinada estabilidade nas finanças. O sucesso é fruto de uma série de fatores que estão sintonizados com o equilíbrio em todos os afazeres, incluindo a saúde física, mental, emocional e espiritual.

Por isso, é importantíssimo o ser humano se cuidar, dividindo adequadamente o tempo para não se sobrecarregar diante de uma rotina que pode ser exaustiva caso determinadas ações não aconteçam.

Valorizar a qualidade de vida é sinônimo de uma gestão do tempo que reserve espaço não só para o trabalho, mas para a família e também para o bem-estar pessoal, como a prática de atividade física ou algum hobby.

Assim, vale a pena sempre fazer uma autoanálise para observar se o equilíbrio está sendo praticado.

Afinal, estamos vivenciando um momento histórico para nossa geração. Não temos previsibilidade do que vai acontecer no nosso país e no mundo nas próximas semanas, mas podemos cuidar do que está acontecendo dentro da gente.

Vamos presenciar reclamações de pessoas e muitos sentimentos negativos. Tudo soará como um alerta de algo que precisamos estar atentos na nossa rotina e também na das pessoas próximas a nós. 

De olho em sua qualidade de vida, veja agora algumas dicas bem úteis que certamente surtirão efeito em seu dia a dia.

Divida as tarefas

Com o home office em evidência em razão do isolamento social imposto pela batalha contra a covid-19, a delegação de tarefas se tornou uma premissa.

Comportamento que não deve se restringir somente a sua equipe, mas em todas as tarefas diárias, da limpeza dos talheres e pratos com a ajuda dos filhos aos auxílios com os parceiros.

O espírito colaborativo está em alta e quem não souber delegar tarefas vai enfrentar muitas dificuldades nesse cenário. Portanto, abandone a centralização e seja mais organizado.

Assim, busque distribuir as tarefas, tendo confiança em seus colaboradores e familiares. Certamente, você terá mais tempo para ser investido em situações mais importantes.

Tenha flexibilidade

Ser flexível é dividir o tempo adequadamente de acordo com suas responsabilidades.

Portanto, procure valorizar os momentos com a sua família, atividades físicas que ajudarão no seu bem-estar e também as práticas que melhoram a saúde emocional, por exemplo uma terapia.

Outra boa dica é fazer um planejamento financeiro, sempre com foco na conquista de um bem maior, como um apartamento.

Priorize as atividades

Em um dia, há diversas atividades que podem ser entendidas como importantes, urgentes e pouco relevantes. Dessa maneira, elabore uma planilha ou insira em sua agenda o que deve ser feito com mais rapidez.

Insira metas e realize-as de acordo com o tempo propício, sem sobrecarregar-se. Com isso, você vai ficar mais leve e com uma sensação de dever cumprido.

Valorize sua saúde

Desgastar a saúde é um grande prejuízo para qualquer pessoa. Isso porque se o corpo ficar doente, não haverá energia para nada, trazendo inúmeros prejuízos, inclusive emocionais.

Portanto, siga as orientações das autoridades de saúde, mantenha bons hábitos, mentalize coisas positivas, desligue um pouco das notícias e lembre-se: tudo isso vai passar!

Seguindo nossas dicas, certamente a qualidade de vida estará sendo valorizada, com resultados impressionantes no bem-estar, fruto do equilíbrio em tudo o que se faz.

E você, gostou das nossas dicas? Então, aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais e leve um conteúdo de qualidade aos seus amigos e familiares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba as informações exclusivas desse lançamento no Parque UNA

Arquiteta e Urbanista e Especialista em Arquitetura de Interiores. Atualmente realiza seus trabalhos em Pelotas e em Porto Alegre. Desenvolve seus trabalhos com conhecimento técnico, responsabilidade e dedicação. Mas acredita que a arquitetura vai além do espaço, e que está diretamente ligada às sensações, comportamentos e sentimentos. Onde cabe ao profissional personalizar a essência do usuário e qualificar o espaço. Considera um privilégio fazer parte de cada história e ver cada traço do projeto saindo do papel exatamente da forma que foi planejada por ela!
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel, com 7 anos de experiência em Projetos de Interiores, Arquitetônicos e Paisagismo. Hoje, também atua com trabalhos de consultorias e mentoria em arquitetura, laudos técnicos e acompanhamentos de obra. Além disso, é empreendedora e cofundadora do projeto Elo Colaborativo, colunista da Revista Toda Casa e tem forte atuação nas redes sociais com criação de conteúdos para arquitetura.
Formada pela UCPEL em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2008 e com especialização em Eng. de Segurança, a arquiteta Lilian Sampaio atua no mercado de Arquitetura Residencial e Comercial com ênfase em Projetos de Interiores, tendo como conceito para seu processo criativo a “Arquitetura Sinestésica”, que busca estimular o inconsciente e o despertar de sensações.
Graduada pela UCPEL, no ano de 2013, iniciou carreira profissional trabalhando com outros Arquitetos, com eles adquiriu muita experiência e aprendizado, estagiou desde cedo, porque acreditava que era através do dia a dia que aprenderia a verdadeira Arquitetura. Em um dos escritórios, o que passou a maior parte da vida acadêmica, foi estagiária e logo após formada foi contratada, dois anos depois foi convidada a ser sócia. No ano de 2017 iniciou sua jornada, colocando sua marca nos Projetos, estando a frente do seu escritório, o EADK (Estúdio de Arquitetura e Design), e assim, vem ganhando cada vez mais espaço. No momento desenvolve projetos de Arquitetura Residencial, Projetos e Design de interiores (residencial e comercial) e reformas, atua na cidade de Pelotas e Santa Vitória do Palmar (cidade Natal).

Joana Rocha é arquiteta e design de interiores. Formada pela Universidade Católica de Pelotas e pós -graduanda pelo Ipog de Porto Alegre. Ama trabalhar com criação e transformação de espaços. No ponto de vista de Joana a arquitetura é capaz de transformar a vida das pessoas, pois ela está presente no cotidiano de todos.  Além disso, acredita que a arquitetura, o  design e a arte, andam de  mãos dadas e são inseparáveis.

Um espaço bem pensado de acordo com o estilo de vida, personalidade dos usuários faz toda a diferença.

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Há 17 anos formada na UFPEL, começou fazendo um pouco de tudo em um escritório em Poa no ano de 2003, depois trabalhou com Stands e também atuou no mercado de móveis planejados, desde 2013 em Pelotas atua fortemente com projetos comerciais, reforma de interiores e alguns projetos arquitetônicos.

Formou-se na Universidade Católica de Pelotas em 2010. Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para arquitetônicos, interiores, paisagismos, decorações, consultorias e regularizações, tanto na área residencial, como na área comercial e institucional. O atendimento diferenciado, personalizado, proporciona a interatividade entre a arquiteta e o cliente, fazendo projetos adequados à necessidade de cada um.

Atua há 15 anos com projeto e execução de ambientes comerciais, residenciais, interiores e paisagismo. Sua formação em Arquitetura e Urbanismo, pela UFPEL, foi complementada por uma especialização em construção civil, pelo NORIE / UFRGS, e posteriormente pelo mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área da Percepção Ambiental com foco em habitação e envelhecimento. No seu trabalho desenvolve soluções para as diferentes fases da vida: nascimento, infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. Seu propósito é traduzir os desejos dos clientes em ambientes que valorizem a estética e funcionalidade, mas acima de tudo, que tragam bem estar e representem a personalidade de quem irá usar o lugar.

Andréa Buss Tessaro, paranaense, mora há 15 anos em Pelotas, formada pela Ucpel em fevereiro de 2016 em Arquitetura e Urbanismo, atuando desde então em escritório próprio. Hoje seu escritório é localizado no Parque Una, no container 29. 

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Arquiteta Tamara Janovik Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para projetos arquitetônicos, interiores, paisagismos, consultorias e regularizações. Sua meta é desenvolver projetos exclusivos para cada cliente, proporcionando beleza, conforto e praticidade.