Quer aumentar seu patrimônio? 7 dicas de investimento em imóveis

Existem diversas formas de colocar o seu dinheiro para trabalhar a seu favor. Uma das mais eficientes está no mercado imobiliário. Seguindo algumas dicas de investimento, você pode aumentar o seu patrimônio bem mais rápido do que imagina.

Desde a aquisição de terrenos para a construção ou venda até a locação de imóveis residenciais — por temporada ou comerciais —, há vários modos de aumentar os seus ativos diversificando investimentos no mercado imobiliário.

Neste post, você vai entender por que investir em imóveis é uma ótima opção, quais são as vantagens de adquirir apartamentos ainda na planta e, ainda, terá acesso a 7 dicas de investimento imobiliário que vão te ajudar a decidir qual o melhor caminho para aumentar o seu patrimônio.

Então, continue a leitura e confira!

Por que investir em imóveis?

O investimento em imóveis, por si só, já é uma forma de aumentar o seu patrimônio com um grande potencial de valorização. Além disso, o valor investido nesse tipo de bem está protegido contra a inflação e crises econômicas de modo geral.

Outra boa razão para optar por colocar o seu dinheiro em imóveis, é a possibilidade de diversificação de investimentos, já que o bem adquirido pode se tornar um ativo por meio da renda-extra gerada com os aluguéis ou reverter em alta liquidez e rentabilidade através de revenda do imóvel.

Quais as vantagens de adquirir um imóvel na planta?

Entre as diversas possibilidades do mercado imobiliário, uma das dicas mais lucrativas de investimento é a aquisição de imóveis na planta. Isso porque o seu preço de venda é bem inferior ao seu potencial de valorização depois que o bem já estiver pronto e habitável.

Outro ponto muito positivo do investimento em imóveis na planta é a possibilidade de escolha de uma boa unidade, o que os tornam ainda mais valorizados, tendo em vista que serão diferenciados das demais unidades do mesmo empreendimento.

Também não se pode esquecer que a aquisição de imóveis na planta oferece melhores condições de pagamento, já que suas parcelas são mais reduzidas durante a fase da construção, além de algumas construtoras oferecerem financiamento próprio com juros mais baixos e a possibilidade do parcelamento da entrada.

Afinal, quais são as dicas de investimento em imóveis?

1. Compre imóveis na planta

Como vimos no tópico anterior, os investimentos em imóveis na planta são altamente lucrativos, já que o valor pago nessa fase é bem menor do que o depois de pronto.

Além disso, os novos empreendimentos têm sido construídos em regiões que estão em desenvolvimento ― já que normalmente as áreas desenvolvidas não têm mais terrenos disponíveis ― e, com seu crescimento, a valorização do bem também é garantida.

2. Invista em imóvel pronto com valor abaixo do mercado

Imóveis prontos de baixo valor, normalmente, tendem a se valorizar novamente depois de uma boa reforma que o modernize e elimine problemas como os elétricos, hidráulicos e possíveis depredações.

Em casos assim, após a revitalização do imóvel, é possível vendê-lo por um valor maior do que o que foi investido, ou ainda, alugá-lo garantindo uma renda recorrente.

3. Considere o investimento em imóveis comerciais

Os imóveis comerciais, além de lucrativos para aluguel, garantem maior estabilidade e longevidade nos contratos de locação, já que as empresas, uma vez estabelecidas, não querem mudar de endereço, pois estão acostumadas com aquela região, ou até mesmo, para não perder clientes que não fiquem cientes da mudança.

Nesse caso, os imóveis de maior metragem e valor, que podem ser alugados para grandes empresas, costumam ser os mais lucrativos e que oferecem mais estabilidade.

4. Invista em imóveis para locação

Existe também a possibilidade da aquisição de imóveis exclusivamente para esse fim. Apartamentos em ótimas localizações como por exemplo; perto de universidades e perto do centro da cidade, podem ser alugados de uma maneira muito fácil e rápida e com uma alta rentabilidade por meio das plataformas digitais, como Airbnb, que são bem mais seguras.

Vale lembrar que no caso desse tipo de aluguel por curtos períodos, os valores costumam ser bem mais altos que nos contratos anuais, dependendo da época do ano.

No caso de apostar em contratos de locação mais longos, apesar de valores menores, eles são capazes de garantir uma renda-extra recorrente por mais tempo. Em cidades universitárias, como Pelotas, os aluguéis para estudantes são muito frequentes, por isso, vale a pena investir em imóveis para locação nesses lugares.

5. Construa imóveis para venda

Assim como a reforma de imóveis prontos desvalorizados pelo seu estado, a aquisição de terrenos para a construção de imóveis novos, que podem servir tanto para a venda quanto para locação, também é uma opção muito lucrativa.

Então, não deixe de levar isso em conta. Principalmente, se você tiver experiência com a compra de materiais e com a contratação de mão de obra boa e barata para te ajudar na empreitada.

6. Aplique seu dinheiro em terrenos

Os grandes centros urbanos estão lotados de edifícios e já não há onde construir nos bairros mais tradicionais. Por isso, novas áreas estão em desenvolvimento. Uma ótima forma de valorizar o seu dinheiro é comprando terrenos nas regiões que tendem a crescer.

Não são raros os casos de terrenos que foram comprados por quantias quase irrisórias e que foram vendidos, anos depois, por valores na casa dos milhões para construtoras interessadas em levantar grandes condomínios.

7. Aposte em Lançamentos Imobiliários

Muita gente pensa que o investimento em imóveis é só para quem tem um valor alto a ser investido, mas isso não é verdade. O mercado de Pelotas se reinventou nos últimos anos, com a chegada de novas construtoras o setor da construção civil ficou mais competitivo, tornando-se uma ótima oportunidade para quem pretende investir de forma rápida e lucrativa. O principal diferencial que os investidores estão se beneficiando hoje em Pelotas é a forma de pagamento facilitada durante o período de lançamento dos empreendimentos. 

O cenário de compra de um imóvel em um lançamento imobiliário privilegia o cliente que tem as informações primeiro, as principais construtoras na cidade trabalham em um formato de ficha de solicitação de prioridade. Essa solicitação coloca o cliente em uma condição privilegiada para o lançamento. As vantagens dessa ficha  é que você não tem vínculo algum neste momento com a construtora, podendo desistir da compra caso no dia da escolha das unidades estas não se enquadrarem no seu objetivo ou orçamento.

No dia que o imóvel é lançado no mercado você recebe todas as informações sobre as unidades, tabela de valores e forma de pagamento. Neste dia o ponto principal para quem almeja lucratividade é o desconto praticado no lançamento, que podem chegar até 40% do valor do imóvel pronto, e a forma de pagamento extremamente facilitada, visto que as construtoras almejam vender um grande número de unidades neste momento. 

Aumentar o seu patrimônio seguindo essas dicas de investimento no mercado imobiliário, como você pôde ver ao longo deste post, oferece uma série de vantagens, além de ser bem mais fácil do que se imagina. Então, não perca mais tempo e comece a se planejar agora mesmo!

E depois dessas dicas de investimento em imóveis, não deixe de baixar nossa planilha de comparação de investimentos, nela você conseguirá enxergar o quão lucrativo hoje é investir no mercado imobiliário, basta clicar aqui e ter acesso ao material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba as informações exclusivas desse lançamento no Parque UNA

Arquiteta e Urbanista e Especialista em Arquitetura de Interiores. Atualmente realiza seus trabalhos em Pelotas e em Porto Alegre. Desenvolve seus trabalhos com conhecimento técnico, responsabilidade e dedicação. Mas acredita que a arquitetura vai além do espaço, e que está diretamente ligada às sensações, comportamentos e sentimentos. Onde cabe ao profissional personalizar a essência do usuário e qualificar o espaço. Considera um privilégio fazer parte de cada história e ver cada traço do projeto saindo do papel exatamente da forma que foi planejada por ela!
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel, com 7 anos de experiência em Projetos de Interiores, Arquitetônicos e Paisagismo. Hoje, também atua com trabalhos de consultorias e mentoria em arquitetura, laudos técnicos e acompanhamentos de obra. Além disso, é empreendedora e cofundadora do projeto Elo Colaborativo, colunista da Revista Toda Casa e tem forte atuação nas redes sociais com criação de conteúdos para arquitetura.
Formada pela UCPEL em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2008 e com especialização em Eng. de Segurança, a arquiteta Lilian Sampaio atua no mercado de Arquitetura Residencial e Comercial com ênfase em Projetos de Interiores, tendo como conceito para seu processo criativo a “Arquitetura Sinestésica”, que busca estimular o inconsciente e o despertar de sensações.
Graduada pela UCPEL, no ano de 2013, iniciou carreira profissional trabalhando com outros Arquitetos, com eles adquiriu muita experiência e aprendizado, estagiou desde cedo, porque acreditava que era através do dia a dia que aprenderia a verdadeira Arquitetura. Em um dos escritórios, o que passou a maior parte da vida acadêmica, foi estagiária e logo após formada foi contratada, dois anos depois foi convidada a ser sócia. No ano de 2017 iniciou sua jornada, colocando sua marca nos Projetos, estando a frente do seu escritório, o EADK (Estúdio de Arquitetura e Design), e assim, vem ganhando cada vez mais espaço. No momento desenvolve projetos de Arquitetura Residencial, Projetos e Design de interiores (residencial e comercial) e reformas, atua na cidade de Pelotas e Santa Vitória do Palmar (cidade Natal).

Joana Rocha é arquiteta e design de interiores. Formada pela Universidade Católica de Pelotas e pós -graduanda pelo Ipog de Porto Alegre. Ama trabalhar com criação e transformação de espaços. No ponto de vista de Joana a arquitetura é capaz de transformar a vida das pessoas, pois ela está presente no cotidiano de todos.  Além disso, acredita que a arquitetura, o  design e a arte, andam de  mãos dadas e são inseparáveis.

Um espaço bem pensado de acordo com o estilo de vida, personalidade dos usuários faz toda a diferença.

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Há 17 anos formada na UFPEL, começou fazendo um pouco de tudo em um escritório em Poa no ano de 2003, depois trabalhou com Stands e também atuou no mercado de móveis planejados, desde 2013 em Pelotas atua fortemente com projetos comerciais, reforma de interiores e alguns projetos arquitetônicos.

Formou-se na Universidade Católica de Pelotas em 2010. Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para arquitetônicos, interiores, paisagismos, decorações, consultorias e regularizações, tanto na área residencial, como na área comercial e institucional. O atendimento diferenciado, personalizado, proporciona a interatividade entre a arquiteta e o cliente, fazendo projetos adequados à necessidade de cada um.

Atua há 15 anos com projeto e execução de ambientes comerciais, residenciais, interiores e paisagismo. Sua formação em Arquitetura e Urbanismo, pela UFPEL, foi complementada por uma especialização em construção civil, pelo NORIE / UFRGS, e posteriormente pelo mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área da Percepção Ambiental com foco em habitação e envelhecimento. No seu trabalho desenvolve soluções para as diferentes fases da vida: nascimento, infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. Seu propósito é traduzir os desejos dos clientes em ambientes que valorizem a estética e funcionalidade, mas acima de tudo, que tragam bem estar e representem a personalidade de quem irá usar o lugar.

Andréa Buss Tessaro, paranaense, mora há 15 anos em Pelotas, formada pela Ucpel em fevereiro de 2016 em Arquitetura e Urbanismo, atuando desde então em escritório próprio. Hoje seu escritório é localizado no Parque Una, no container 29. 

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Arquiteta Tamara Janovik Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para projetos arquitetônicos, interiores, paisagismos, consultorias e regularizações. Sua meta é desenvolver projetos exclusivos para cada cliente, proporcionando beleza, conforto e praticidade.