Taxa Selic e financiamento de imóveis: qual a relação entre eles?

A compra de um imóvel nem sempre precisa ser por meio de pagamento à vista. Em alguns casos, o parcelamento é o único modo de conseguir realizar esse objetivo. Nesse sentido, a relação entre a Taxa Selic e o financiamento de imóveis pode se tornar o empurrãozinho que faltava para motivar esse passo tão importante.

Por isso, para quem sonha com a casa própria ou pensa em investir no mercado como forma de aumentar o patrimônio, entender o que é a Taxa Selic e acompanhar os seus movimentos é fundamental. Entender os efeitos da Taxa Selic no mercado é fundamental para tomar decisões acertadas na hora de adquirir um imóvel.

Pensando nisso, elaboramos este post que ajudará você a entender: o que é, qual a relação entre a Taxa Selic e financiamento de imóveis e como ela é determinada. Então, se você está pesando em comprar uma casa ou apartamento financiado, não pode deixar de continuar a leitura para ficar por dentro do assunto!

O que é a Taxa Selic?

Selic é uma sigla que significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia. Trata-se de um sistema de registro das operações realizadas com títulos do Tesouro Nacional. Esses títulos em sua grande maioria, são adquiridos por grandes instituições financeiras.

Os Banco Central (Bacen) impõe aos agentes financeiros a centralização de parte dos seus depósitos diários nele. Por isso, ao final da movimentação bancária diária, é comum que uma instituição financeira empreste dinheiro a outra. Essa prática é comum e serve para equilibrar seus depósitos no Bacen. Há uma taxa de juros para essas operações de curtíssimo prazo, atualizada diariamente: é a Taxa Selic Overnight, adotada nessas transações realizadas entre as instituições financeiras.

Já a Taxa Selic Meta, que acompanhamos pelos noticiários, é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária). Ela é considerada a taxa básica de juros no Brasil, que serve como base para a definição de todas as demais taxas do nosso sistema econômico. É a Taxa Selic Meta que afeta diretamente nos juros de qualquer tipo de financiamento – inclusive os imobiliários.

Qual a relação entre Taxa Selic e financiamento de imóveis?

Se a Taxa Selic sobe, automaticamente os juros dos financiamentos sobem também. Com isso, comprar um imóvel parcelado pode deixar de ser um bom negócio. Por outro lado, quando ela baixa e os juros são reduzidos, as construtoras e incorporadoras investem em novos empreendimentos. Aumentando a oferta de imóveis no mercado e reduzindo os seus preços, tornando o mercado mais atrativo aos investidores.

Como a taxa básica de juros é determinada?

Em 1979, o Banco Central criou a Taxa Selic para dar mais transparência às negociações de títulos públicos. Desde então, o Copom se reúne a cada 45 dias para definir a taxa básica, que servirá  para que os bancos determinem as taxas de juros que serão praticadas por eles.

Desse modo, o governo consegue controlar o consumo e, consequentemente, a inflação – já que as altas taxas de juros desestimulam as compras, com os produtos ficando nas prateleiras e os seus preços reduzidos devido à baixa demanda.

Como ficou claro ao longo deste post, não são apenas a Taxa Selic e financiamento de imóveis que estão relacionados. A taxa básica de juros afeta o mercado imobiliário como um todo, determinando até mesmo a alta e baixa de preços. Além da oferta e procura de imóveis. Então, para quem tem interesse em investir nesse mercado, é fundamental acompanhá-la de perto.

Percebeu como entender a relação entre a Taxa Selic e financiamento de imóveis é importante para quem pretende adquirir imóveis? Por isso, se você deseja ter acesso a mais conteúdos úteis como este, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário.

1 comentário em “Taxa Selic e financiamento de imóveis: qual a relação entre eles?”

  1. Pingback: Descubra o potencial de investimento a partir de dados do mercado imobiliário - Une Zona Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba as informações exclusivas desse lançamento no Parque UNA

Arquiteta e Urbanista e Especialista em Arquitetura de Interiores. Atualmente realiza seus trabalhos em Pelotas e em Porto Alegre. Desenvolve seus trabalhos com conhecimento técnico, responsabilidade e dedicação. Mas acredita que a arquitetura vai além do espaço, e que está diretamente ligada às sensações, comportamentos e sentimentos. Onde cabe ao profissional personalizar a essência do usuário e qualificar o espaço. Considera um privilégio fazer parte de cada história e ver cada traço do projeto saindo do papel exatamente da forma que foi planejada por ela!
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel, com 7 anos de experiência em Projetos de Interiores, Arquitetônicos e Paisagismo. Hoje, também atua com trabalhos de consultorias e mentoria em arquitetura, laudos técnicos e acompanhamentos de obra. Além disso, é empreendedora e cofundadora do projeto Elo Colaborativo, colunista da Revista Toda Casa e tem forte atuação nas redes sociais com criação de conteúdos para arquitetura.
Formada pela UCPEL em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2008 e com especialização em Eng. de Segurança, a arquiteta Lilian Sampaio atua no mercado de Arquitetura Residencial e Comercial com ênfase em Projetos de Interiores, tendo como conceito para seu processo criativo a “Arquitetura Sinestésica”, que busca estimular o inconsciente e o despertar de sensações.
Graduada pela UCPEL, no ano de 2013, iniciou carreira profissional trabalhando com outros Arquitetos, com eles adquiriu muita experiência e aprendizado, estagiou desde cedo, porque acreditava que era através do dia a dia que aprenderia a verdadeira Arquitetura. Em um dos escritórios, o que passou a maior parte da vida acadêmica, foi estagiária e logo após formada foi contratada, dois anos depois foi convidada a ser sócia. No ano de 2017 iniciou sua jornada, colocando sua marca nos Projetos, estando a frente do seu escritório, o EADK (Estúdio de Arquitetura e Design), e assim, vem ganhando cada vez mais espaço. No momento desenvolve projetos de Arquitetura Residencial, Projetos e Design de interiores (residencial e comercial) e reformas, atua na cidade de Pelotas e Santa Vitória do Palmar (cidade Natal).

Joana Rocha é arquiteta e design de interiores. Formada pela Universidade Católica de Pelotas e pós -graduanda pelo Ipog de Porto Alegre. Ama trabalhar com criação e transformação de espaços. No ponto de vista de Joana a arquitetura é capaz de transformar a vida das pessoas, pois ela está presente no cotidiano de todos.  Além disso, acredita que a arquitetura, o  design e a arte, andam de  mãos dadas e são inseparáveis.

Um espaço bem pensado de acordo com o estilo de vida, personalidade dos usuários faz toda a diferença.

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Há 17 anos formada na UFPEL, começou fazendo um pouco de tudo em um escritório em Poa no ano de 2003, depois trabalhou com Stands e também atuou no mercado de móveis planejados, desde 2013 em Pelotas atua fortemente com projetos comerciais, reforma de interiores e alguns projetos arquitetônicos.

Formou-se na Universidade Católica de Pelotas em 2010. Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para arquitetônicos, interiores, paisagismos, decorações, consultorias e regularizações, tanto na área residencial, como na área comercial e institucional. O atendimento diferenciado, personalizado, proporciona a interatividade entre a arquiteta e o cliente, fazendo projetos adequados à necessidade de cada um.

Atua há 15 anos com projeto e execução de ambientes comerciais, residenciais, interiores e paisagismo. Sua formação em Arquitetura e Urbanismo, pela UFPEL, foi complementada por uma especialização em construção civil, pelo NORIE / UFRGS, e posteriormente pelo mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área da Percepção Ambiental com foco em habitação e envelhecimento. No seu trabalho desenvolve soluções para as diferentes fases da vida: nascimento, infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. Seu propósito é traduzir os desejos dos clientes em ambientes que valorizem a estética e funcionalidade, mas acima de tudo, que tragam bem estar e representem a personalidade de quem irá usar o lugar.

Andréa Buss Tessaro, paranaense, mora há 15 anos em Pelotas, formada pela Ucpel em fevereiro de 2016 em Arquitetura e Urbanismo, atuando desde então em escritório próprio. Hoje seu escritório é localizado no Parque Una, no container 29. 

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Arquiteta Tamara Janovik Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para projetos arquitetônicos, interiores, paisagismos, consultorias e regularizações. Sua meta é desenvolver projetos exclusivos para cada cliente, proporcionando beleza, conforto e praticidade.