Taxa Selic e financiamento imobiliário: veja uma boa oportunidade para investir

As constantes quedas na taxa Selic verificadas nos últimos meses influenciaram positivamente vários setores da economia brasileira. Entre eles, o financiamento imobiliário. Com juros menores, as parcelas ficam mais atrativas e mais gente agora pode realizar o sonho da casa própria.

Para você entender como funciona essa dinâmica e se animar para uma compra bem-sucedida, elaboramos este post com informações imperdíveis. Confira!

Entenda o que é a taxa Selic

A taxa Selic está frequentemente sendo anunciada nos noticiários. Isso porque ela é definida por meio das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que acontecem a cada 45 dias.

Ela é utilizada em operações interbancárias, com influência direta nos juros, ou seja, quanto menor for a taxa, melhores são as condições dos financiamentos, como do setor imobiliário.

“Selic” significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia e pode ser entendida como a taxa básica de juros. Dessa maneira, direciona não só as operações dos bancos, mas também das operadoras de cartões de crédito e instituições financeiras.

As reuniões do Copom são estratégicas e visam ao controle da inflação, além de influenciar o consumo, sempre tendo como ponto de partida a realidade da economia.

Sendo assim, se os preços sobem, consequentemente, a taxa Selic aumenta. Trata-se de uma dinâmica para frear o consumo, pois os juros acabam ficando mais altos.

Agora, se a taxa Selic cai, como está acontecendo nos últimos meses, a tendência é de melhora nas vendas, principalmente em produtos duráveis que necessitam de financiamentos.

É o que está acontecendo no atual cenário da economia, ou seja, o momento é ideal para você adquirir um imóvel, tanto para moradia quanto investimento.

Veja como a taxa Selic influencia os financiamentos imobiliários

Diante da crise imposta pelo novo coronavírus, a economia brasileira está tendo que adotar inúmeras medidas para aquecer o consumo. Afinal, milhões de trabalhadores ficaram desempregados ou tiveram suas rendas reduzidas.

Além da liberação de auxílios, injetando mais dinheiro na sociedade, o governo federal também tem adotado uma postura de corte na taxa básica de juros. Em junho de 2020 ela atingiu o menor valor da história, ficando em 2,25% ao ano.

Com isso, o mercado está totalmente favorável para investidores e cidadãos comuns injetarem dinheiro na compra de imóveis. Afinal, os juros deixaram de ser um bicho papão e estão totalmente favoráveis para você honrar com as parcelas do contrato de compra de uma casa ou apartamento.

Uma vez que a taxa Selic baliza a economia e os financiamentos, o momento é propício para o setor em virtude das constantes quedas, aspecto que facilita a aprovação dos créditos.

Dessa forma, as entradas estão mais atrativas, assim como as parcelas. Ou seja, a hora é agora para você negociar um imóvel que atenda aos seus anseios. Portanto, entenda a dinâmica:

  • taxa Selic baixa, crédito mais acessível;
  • inflação menor;
  • maior consumo;
  • financiamentos imobiliários mais atrativos.

Descubra os motivos que fazem dos imóveis um bom investimento

Imóveis são um dos melhores investimentos da vida. Isso porque seu dinheiro estará seguro, ao contrário de alguns títulos que podem sofrer variações de acordo com as reviravoltas da economia.

Além disso, é um bem que contempla toda a família e pode ser utilizado por várias gerações. Não é à toa que se trata de um sonho de milhões de brasileiros. Afinal, quem não quer se livrar dos aluguéis?

Portanto, a compra de um imóvel pode ter vários sentidos de acordo com a realidade de cada pessoa. Há quem invista para vender depois por um valor maior, quem gere renda por meio do aluguel e, também, o cidadão que deseja realizar o sonho da casa própria.

Outro ponto favorável, e que está nitidamente sintonizado com a queda na taxa Selic, é a facilidade na liquidez. Com as taxas de juros menores, é possível pagar boa parte do valor integral na entrada, diminuindo as parcelas.

Dessa maneira, as chances de você quitar o imóvel em menos de 15 anos aumentam consideravelmente, ou seja, haverá mais equilíbrio financeiro e tranquilidade na vida.

Adquirir um imóvel também ajuda na disciplina orçamentária. Isso porque você terá que fazer economias, planejamento e muitas outras atitudes que auxiliam na organização do orçamento.

Outro destaque do setor imobiliário está exemplificado nas facilidades de pagamento. Você pode optar por financiamentos diretamente com as construtoras, bancos, instituições financeiras, consórcios ― enfim, há um amplo leque de alternativas.

Aprenda a fechar um bom negócio

Como a taxa Selic está favorável para você comprar seu primeiro imóvel ou investir no setor imobiliário, nada melhor do que agir para não perder essa oportunidade.

No entanto, algumas atitudes devem ser adotadas para que o negócio flua sem contratempos e de maneira atrativa para todas as partes envolvidas na transação.

A primeira dica é básica e extremamente importante: avalie a sua renda e faça um devido planejamento financeiro para honrar com o financiamento.

Ao conhecer a sua capacidade de endividamento é possível evitar atrasos ou até mesmo a tão temida perda em razão de débitos acumulados. Por isso, organização é fundamental.

Vale a pena dar uma boa entrada para amenizar os valores das parcelas. Nessa hora, é importante utilizar todos os recursos disponíveis, como FGTS, economias, venda de carro ou até mesmo de imóvel antigo.

É importante, ainda, ler com muita atenção todos os pontos do contrato. Realize pesquisas e faça uma ampla negociação para conquistar melhores taxas de juros. Com a taxa Selic baixa, as chances são bem promissoras.

Tenha uma reserva para possíveis custos adicionais e busque o máximo de informações sobre a construtora e demais empresas envolvidas no projeto.

Analise os aspectos técnicos do imóvel e veja se estão dentro das suas expectativas. Assim, certamente seu negócio será bem-sucedido.

Portanto, aproveitando o bom cenário em razão da taxa Selic reduzida, nada melhor do que fechar um financiamento acessível e que esteja alinhado à concretização do seu sonho.

E aí, interessou-se em comprar um imóvel? Então, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e faça o melhor negócio da sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba as informações exclusivas desse lançamento no Parque UNA

Arquiteta e Urbanista e Especialista em Arquitetura de Interiores. Atualmente realiza seus trabalhos em Pelotas e em Porto Alegre. Desenvolve seus trabalhos com conhecimento técnico, responsabilidade e dedicação. Mas acredita que a arquitetura vai além do espaço, e que está diretamente ligada às sensações, comportamentos e sentimentos. Onde cabe ao profissional personalizar a essência do usuário e qualificar o espaço. Considera um privilégio fazer parte de cada história e ver cada traço do projeto saindo do papel exatamente da forma que foi planejada por ela!
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel, com 7 anos de experiência em Projetos de Interiores, Arquitetônicos e Paisagismo. Hoje, também atua com trabalhos de consultorias e mentoria em arquitetura, laudos técnicos e acompanhamentos de obra. Além disso, é empreendedora e cofundadora do projeto Elo Colaborativo, colunista da Revista Toda Casa e tem forte atuação nas redes sociais com criação de conteúdos para arquitetura.
Formada pela UCPEL em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2008 e com especialização em Eng. de Segurança, a arquiteta Lilian Sampaio atua no mercado de Arquitetura Residencial e Comercial com ênfase em Projetos de Interiores, tendo como conceito para seu processo criativo a “Arquitetura Sinestésica”, que busca estimular o inconsciente e o despertar de sensações.
Graduada pela UCPEL, no ano de 2013, iniciou carreira profissional trabalhando com outros Arquitetos, com eles adquiriu muita experiência e aprendizado, estagiou desde cedo, porque acreditava que era através do dia a dia que aprenderia a verdadeira Arquitetura. Em um dos escritórios, o que passou a maior parte da vida acadêmica, foi estagiária e logo após formada foi contratada, dois anos depois foi convidada a ser sócia. No ano de 2017 iniciou sua jornada, colocando sua marca nos Projetos, estando a frente do seu escritório, o EADK (Estúdio de Arquitetura e Design), e assim, vem ganhando cada vez mais espaço. No momento desenvolve projetos de Arquitetura Residencial, Projetos e Design de interiores (residencial e comercial) e reformas, atua na cidade de Pelotas e Santa Vitória do Palmar (cidade Natal).

Joana Rocha é arquiteta e design de interiores. Formada pela Universidade Católica de Pelotas e pós -graduanda pelo Ipog de Porto Alegre. Ama trabalhar com criação e transformação de espaços. No ponto de vista de Joana a arquitetura é capaz de transformar a vida das pessoas, pois ela está presente no cotidiano de todos.  Além disso, acredita que a arquitetura, o  design e a arte, andam de  mãos dadas e são inseparáveis.

Um espaço bem pensado de acordo com o estilo de vida, personalidade dos usuários faz toda a diferença.

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Há 17 anos formada na UFPEL, começou fazendo um pouco de tudo em um escritório em Poa no ano de 2003, depois trabalhou com Stands e também atuou no mercado de móveis planejados, desde 2013 em Pelotas atua fortemente com projetos comerciais, reforma de interiores e alguns projetos arquitetônicos.

Formou-se na Universidade Católica de Pelotas em 2010. Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para arquitetônicos, interiores, paisagismos, decorações, consultorias e regularizações, tanto na área residencial, como na área comercial e institucional. O atendimento diferenciado, personalizado, proporciona a interatividade entre a arquiteta e o cliente, fazendo projetos adequados à necessidade de cada um.

Atua há 15 anos com projeto e execução de ambientes comerciais, residenciais, interiores e paisagismo. Sua formação em Arquitetura e Urbanismo, pela UFPEL, foi complementada por uma especialização em construção civil, pelo NORIE / UFRGS, e posteriormente pelo mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área da Percepção Ambiental com foco em habitação e envelhecimento. No seu trabalho desenvolve soluções para as diferentes fases da vida: nascimento, infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento. Seu propósito é traduzir os desejos dos clientes em ambientes que valorizem a estética e funcionalidade, mas acima de tudo, que tragam bem estar e representem a personalidade de quem irá usar o lugar.

Andréa Buss Tessaro, paranaense, mora há 15 anos em Pelotas, formada pela Ucpel em fevereiro de 2016 em Arquitetura e Urbanismo, atuando desde então em escritório próprio. Hoje seu escritório é localizado no Parque Una, no container 29. 

Atua em arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, paisagismo e regularizações, também trabalha com arquitetura modular.

Arquiteta Tamara Janovik Trabalha nas áreas de arquitetura e execução para projetos arquitetônicos, interiores, paisagismos, consultorias e regularizações. Sua meta é desenvolver projetos exclusivos para cada cliente, proporcionando beleza, conforto e praticidade.